Grandes primatas

Bonobos

Mais conhecidos como chimpanzés pigmeus, ou pequenos, são catalogados hoje como uma espécie, sob o nome de Pan paniscus.

Os bonobos vivem em uma área isolada ao sul do Rio Congo, um setor de floresta úmida, pouco habitada por humanos, com grandes regiões alagadas. Esta zona se estende do Congo até o norte de Angola. Nesta área não há gorilas nem chimpanzés, o que lhes tem permitido ocupar os espaços sem problemas de domínio territorial.

Os bonobos têm sido “falsamente classificados” como os chimpanzés do bem, da paz e do amor, para diferenciá-los de seus irmãos do norte, mais agressivos, porém toda essa fantasia construída por alguns escritores de livros, tem se baseado em observações de poucos bonobos em cativeiro nos zoológicos.

Os bonobos têm uma cultura algo diferente de seus irmãos chimpanzés, devido ao isolamento, ambiente em que vivem e uma certa tranqüilidade para desenvolver-se, porém, não são muito diferentes dos Pan troglodytes.

Atualmente existem menos de 300 em cativeiro no mundo e seu habitat está sendo ameaçado pela exploração florestal e mineral em sua área de refúgio. Existe um santuário de bonobos no RDC (Congo-Zayre) que luta para preservar estes indivíduos muito ameaçados de extinção.

Reflita sobre esse exemplo

Kanzi foi criada no Centro de Pesquisa da Linguagem da Universidade Estadual da Geórgia e entende 5 mil palavras em Inglês, mas atenção na maioria palavras faladas e não gestualizadas. Sabe fazer fogueira cortando galhos e ateando fogo com fósforo ou isqueiro e tem como passatempo favorito games de computador.

(Fátima Chuecco – jornalista ambientalista)