Notícias

Um Presente para TUCA

Postado em 14/07/2003


Juliana Villas-Bôas, de Belo Horizonte-MG, é uma moça muito criativa e que ama profundamente os primatas. Ela forneceu uma caixa cheia de bolinhas de tênis para que os chimpanzés brinquem, e junto enviou uma carta à TUCA, explicando o presente, ilustrada com uma profusão de fotos e sentimentos dos hóspedes do Santuário.
Abaixo reproduzimos a carta que a Juliana enviou para sua irmã não-humana:

QUERIDA SENHORA TUCA,

Confeccionei este cartão especialmente para você, porque uma pequena parte de sua história me emocionou demais (sou muito sensível às coisas que acontecem aos que são incapazes de se defender).
Sei que você faz um montão de coisas diferentes, mas certamente não vai conseguir ler esta pequena carta. Peça ao seu “pai” Pedro que o faça para você.
Tuca, possuo em meu apartamento dois (eram três…) cachorros e tenho “adotados” pelas ruas alguns vários outros. Para que eles se divirtam, dou-lhes sempre várias bolinhas de tênis. Certos cachorrinhos são realmente alucinados por elas, alguns apenas gostam e outros nem tanto, mas, no final, acho que as bolinhas são sempre úteis, nem que seja para os cãezinhos gastarem o tempo da semana tentando arrancar-lhe os fiapos sintéticos. Dizem os veterinários que, além de esses brinquedos amarelinhos serem um divertimento, também acalmam os animais.
E como gostei muito de você, embora não a conheça pessoalmente (precisaria disso para gostar?), resolvi enviar-lhe um presente: várias bolas de tênis. Escolhi você por saber de sua história, inteligência e generosidade… Estou certa de que vai saber dividi-las “irmãmente” (???) com os seus companheiros, não é verdade? Caso você precise de mais, envio-lhes quantas quiser. Preciso fazer uma confissão: o que eu mais gostaria era poder jogá-las para você e seus companheiros. Formaríamos um belo time, não?
Essas bolas, devo dizer, não são para serem comidas nem para servirem como instrumento de agressão. Não se esqueça de advertir os mais novos sobre isso, ok? Consulte o seu veterinário sobre macacos brincarem com bolas de tênis, porque meus conhecimentos se restringem somente aos cães.Torço muito para que elas alegrem ainda mais o dia-a-dia de vocês.

Um abraço apertado e um beijo de bico,

Juliana Villas-Bôas