Notícias

Um Novo Lar para os Bonobos no Zayre (RDC)

Postado em 13/08/2002


O único Santuário de Bonobos na África encontra-se em Kinshasa na República do Zayre (Antigo Congo). Os Bonobos são uma espécie de Chimpanzés (os mais conhecidos são os Pan troglodites, que são os que estão no Brasil e na maior parte do mundo) que têm características diferentes, daí foram classificados como uma espécie chamada Pan paniscus. Eles são menores que os Pan troglodites, andam mais bipedamente, copulam como os humanos (de frente) e não tem uma época específica para terem relações sexuais, praticam o sexo em qualquer época. A fêmea é a dominante do grupo e são freqüentemente os casos de homossexualismo masculino e feminino na espécie.
Os Bonobos estão concentrados no Zayre e têm sido mortos em grandes quantidades pelos humanos. Os Bonobos não suportam a vida em cativeiro, em pequenos recintos e morrem com facilidade ao viver em cativeiro forçado.

O Santuário do Bonobo do Congo teve que mudar para uma nova localização perto da capital Kinshasa, devido a guerra dos últimos tempos que danificou as instalações anteriores. Claudine, Gerente do Santuário, considera que esta localização é bem melhor que a anterior, o que permitirá fazer um trabalho de educação na população para que aprenda a respeitar a vida dos Chimpanzés, e evite seu extermínio. Existem menos de 20 mil Bonobos nas florestas do Congo e estima-se que em poucos anos, ao ritmo de extermínio atual, não existirão mais nenhum em liberdade.