Notícias

Santuário Save the Chimps: Conheça a ex-chimpanzé de laboratório Amy

Postado em 29/11/2022


Amy (Save the Chimps)

Do Santuário Save the Chimps

Amy nasceu em 2 de fevereiro de 1983, na Base Aérea de Holloman, no Novo México, Estados Unidos. Ela foi tirada de sua mãe duas horas após seu nascimento – embora seja notado que Clair era uma boa mãe.

Com apenas um ano de idade, Amy foi enviada para um laboratório em Maryland, onde residiu por dois anos, e foi usada para testar uma vacina contra hepatite B. Os testes exigiam que ela fosse contida semanalmente para biópsias hepáticas e exames de sangue. Assim que o estudo foi concluído, ela voltou para a Base Aérea de Holloman e foi inserida no programa de reprodução, mas nunca teve filhos.

Amy estava entre os 21 chimpanzés resgatados da Força Aérea dos EUA em 2001. Aqui em nosso santuário na Flórida, ela finalmente conseguiu sair de uma gaiola e pisar na grama pela primeira vez. Os cuidadores a chamavam carinhosamente de bailarina por sua tendência de girar enquanto estava pendurada nas barras altas. Ela ficou imediatamente conhecida por sua personalidade alegre.

Em 2003, três bebês nasceram em seu grupo, como resultado de uma falha na vasectomia em Garfield. Embora Amy nunca tenha tido filhos, ela era uma “tia” incrível para esses bebês. Ela adorava especialmente o bebê Angie e os dois costumavam ser encontrados aconchegados.

Os cuidadores de Amy a descrevem como amigável e despretensiosa, muitas vezes com um sorriso no rosto. Só podemos esperar que isso signifique que ela tem pouca memória de seu passado difícil. Ela adora passar o tempo com seus colegas veteranos da Força Aérea, Liza, Emily e Jennifer nos espaços abertos de sua casa na ilha.