Notícias

Santuário anuncia sucesso no controle de natalidade

Postado em 08/05/2020


Sunshine e bebê momentos depois do nascimento (CGA)

Do Center for Great Apes

Temos um anúncio especial para compartilhar com nossos amigos e apoiadores.

Em nossos 27 anos de história, o Center for Great Apes implementou com sucesso métodos de controle de natalidade para todos os residentes do santuário, sem “falhas no controle de natalidade”… até agora.

Sunshine, uma orangotango de 37 anos que chegou ao nosso santuário há três anos do mundo do entretenimento, deu à luz uma pequena fêmea numa manhã de fevereiro. Ela estava no controle da natalidade desde que chegou ao santuário, então não tínhamos motivos para pensar que ela estava grávida.

No entanto, de repente, houve um pequeno pedaço alaranjado de cotão subindo até o peito … os cuidadores viram o bebê apenas alguns minutos depois que ela nasceu. Dizer que ficamos todos chocados é dizer o mínimo!

Embora reproduzir mais bebês definitivamente não seja uma prática ética ou atividade do santuário, essa pequena fêmea terá todo o amor e carinho que cada um de nossos outros residentes recebe. Felizmente, Sunshine está sendo uma mãe amorosa e atenciosa. “Sunny” (como a chamamos) deu à luz três bebês anteriores em um centro de reprodução, mas cada um deles foi tirado dela e ela nunca os criou.

Nossa equipe nomeou o bebê Cahaya, que em indonésio significa “luz”, “radiante” e “brilho”. Achamos que esse era um nome apropriado para os filhos de Sunshine.

Sunny está fazendo um bom trabalho ao criar seu bebê, e ela vigilante permite que os outros do seu grupo interajam com o bebê.

Archie, de 15 anos, ainda age como um jovem e mal consegue conter o desejo de tocar no bebê e beijá-lo. Ele é completamente fascinado com o pequeno bebê Cahaya e gentil em sua abordagem. Sunshine deixa Archie tocar Cahaya, mas ainda não a segura ou carrega. A irmã mais velha de Archie, Keagan (17 anos), é uma tia maravilhosa para o bebê, e Sunny concede a Keagan mais privilégios e interações do que ela.

Esse nascimento não estava em nosso plano ou missão … mas quando olhamos para essa criança preciosa, é difícil não sentir felicidade e alegria por Sunshine por ela poder finalmente criar seu próprio bebê.

Então, feliz dia das mães a Sunshime … e feliz dia das mães a todos os nossos maravilhosos amigos e apoiadores!

Feliz Dia das Mães

Também celebramos nossos outros grandes macacos no santuário que já foram mães, incluindo Popi, Sandra e Bailey, bem como aquelas sortudas que se reuniram com seus filhos aqui: Oopsie (mãe de Jessie e Boma), Daisy (mãe de Angel), Geri (Mãe de Jam), Boma (mãe de Knuckles) e Jessie (mãe de Kodua & Stryker).

Hoje também estamos pensando em todos os bebês orangotangos nascidos na natureza que estão agora em orfanatos e centros de reabilitação em Bornéu e Sumatra e estão sentindo falta de suas mães.

Leia mais: Redapes.org/mom