Notícias

Primeiro Santuário Espanhol recebe Chimpanzés

Postado em 17/07/2002


A Fundação Mona da Espanha inaugurou seu primeiro Santuário nesse país com a chegada dos primeiros oito chimpanzés, que estavam durante anos em pequenas gaiolas de Circo. Estes Chimpanzés eram usados para propaganda em TV, revistas e jornais para o Mc Donald’s, a marca de cerveja Estrella e a Cia. Telefônica. Alguns quase já não podiam andar devido ao pouco espaço que as gaiolas lhe proporcionavam.
Os Chimpanzés viviam em uma carreta do treinador de animais do Circo Rafael Rocas, que os alugavam para comerciais e outras atividades. As pequenas gaiolas não permitiam uma limpeza adequada e os primatas viviam e dormiam sobre seus excrementos e restos de comida.

Na Espanha as leis de proteção aos animais são muito fracas e permitem estes abusos. No Brasil, apesar de nossas leis serem duras, muitas vezes não são aplicadas ou são burladas pelos Circos e Treinadores de Animais que abusam e os torturam, para viver deles economicamente.

A Fundação Mona considera que muitos outros Chimpanzés estão em situação parecida e, pelo menos vinte deles já estão identificados para serem eventualmente transferidos para este Santuário.