Notícias

PASA/África: Chimpanzé com apenas uma perna é salvo!

Postado em 18/09/2019


Yombe (PASA)

Da PASA – Aliança Pan Africana de Santuários

As estrelas brilhavam no céu congolês e Yombe, um dos mais antigos chimpanzés da HELP Congo, que havia perdido uma perna na armadilha de um caçador quando bebê, ainda dormia profundamente. Yves, Bienvenu, Ntadi e Sylveres, que fazem parte da equipe de atendimento de animais da HELP Congo, levantaram-se de suas camas e começaram a seguir para o santuário. Nesta manhã eles viram o sol nascer, sabendo que precisavam salvar a vida de Yombe.

O dia começou como qualquer outro. Eles estavam incrivelmente ocupados reabilitando chimpanzés órfãos que foram salvos de caçadores furtivos, cuidando dos chimpanzés em seus habitats de ilha, preparando comida nutritiva e monitorando cada chimpanzé em busca de sinais de problemas de saúde e sociais.

Equipe da Help Congo monitorando os chimpanzés nos seus habitats ilhas (PASA)

Em busca de treinamento

Infelizmente, é quase impossível encontrar oportunidades de aprender habilidades avançadas para cuidar de vítimas que se recuperam do brutal comércio de animais selvagens na HELP Congo e em toda a África.

Graças aos nossos apoiadores, a PASA iniciou o programa de treinamento em atendimento a primatas para atender a essa necessidade, trazendo técnicas de ponta para os santuários membros da PASA, como a HELP Congo. Agora, a equipe do santuário está aprendendo novas maneiras de dar tratamento médico e atendimento dedicado a primatas que se recuperam de vidas de abuso e fortes traumas.

Esse programa urgentemente necessário está salvando chimpanzés como Yombe – um dos homens mais velhos do HELP Congo. Quando ele era bebê, sua perna esquerda foi presa em uma armadilha de metal. Ele foi resgatado e levado para a HELP Congo, onde se tornou o macho dominante em seu grupo, apesar de ter apenas uma perna. No entanto, sua perna restante ficou gravemente ferida em junho e ele não conseguia andar nem coletar comida. Não sabíamos se ele iria se recuperar.

Estamos incrivelmente gratos por todo o apoio que permitiu a Carmen Vidal, uma instrutora de treinamento em atendimento a primatas, ir ao santuário treinar Yves, Bienvenu, Ntadi e Sylveres todas as manhãs, das 5:00 às 6:30 da manhã. Carmen trabalhou particularmente intensamente com Yves, a enfermeira veterinária do HELP Congo, ensinando-lhe procedimentos veterinários inovadores.

Juntos, Carmen e a equipe executaram uma cirurgia complexa que salvou a vida de Yombe

Estamos felizes em informar que, após seis semanas de recuperação, Yombe está forte e saudável novamente! Ele se juntou a uma nova família de chimpanzés em outra ilha, onde passa os dias sob o sol e as árvores. Seu apoio possibilita que os cuidadores dedicados de Yombe usem as habilidades que aprenderam no programa de treinamento em atendimento a primatas da PASA para dar uma vida melhor aos chimpanzés resgatados.

Muitos outros santuários na África precisam de treinamento especializado. No momento, você pode fazer algo incrível – seu presente tornará possível treinar pessoas como Yves para salvar grandes primatas.

Para saber mais sobre o treinamento para cuidados com primatas e doar, clique aqui