Notícias

O Chimpanzé TOTO se Adapta a Sua Nova Vida na África

Postado em 29/09/2003


O chimpanzé Toto, após uma viagem de mais de um dia, passando por São Paulo, chegou dias atrás ao seu destino final, o Santuário Chimfunshi em Zâmbia, na África. Toto agora começa a adaptar-se a uma nova vida rodeado de chimpanzés, porém não será fácil para ele esquecer os sofrimentos e as mutilações que adquiriu no circo chileno, que o torturou e abusou durante anos.
O Chimfunshi, dirigido pelo casal Siedel, é hoje o maior Santuário do mundo para chimpanzés, com 100 indivíduos morando nele. Segundo Sheila Siedel o seu Santuário está no limite de crescimento e ela dificilmente poderá aceitar mais chimpanzés machos, que são os mais problemáticos para administrar, já que tendem a lutar pelo poder contra os outros machos, gerando conflitos difíceis de administrar.

O trabalho do casal Siedel, em uma região remota da África, com todas as carências e restrições que existem nesse território, é um exemplo para todos aqueles que lutam pelos Grandes Primatas e um incentivo para nós, que estamos imersos nessa tarefa, para dar-lhes nossa colaboração e ajuda.

Elba Muñoz, que no Chile lutou por Toto e pelos seus direitos, fazendo valer a Lei de que aqueles que praticam abusos contra animais devem ser punidos, conseguiu a posse de Toto, cuidou dele muito bem até conseguir tirá-lo do Chile e dar-lhe um destino melhor. Ela merece também o reconhecimento de todos nós.