Notícias

Notícias do PASA (Aliança de Santuários Pan-Africanos)

Postado em 28/08/2003


CAMARÕES
O Centro de Resgate de Chimpanzés Sanaga-Yong recentemente recebeu dois chimpanzés infantis confiscados do tráfico pelo Governo, elevando para 35 a população do Santuário – 5 adultos e 30 jovens. Outros dois adultos estão para chegar nos próximos dias. O Centro recebeu mais recursos da Fundação Arcus para sustentar sua campanha contra a matança de chimpanzés para venda como carne para consumo de humanos.

CAMARÕES

Quatro gorilas confiscados pelo Governo da Malásia, e mantidos no Zoológico de Taiping, estão para ser enviados ao Zoológico Nacional de Pretoria, África do Sul, se a Secretaria do CITES não se manifestar de forma diferente. O Ministro da Ciência e Tecnologia da Malásia acha que os gorilas estarão melhor no Zoológico em Pretoria que no Santuário de Limbe, em Camarões. O Ministro considera que a opção de enviá-los para Limbe e depois libera-los na mata, é de alto risco devido ao grave problema de caça de primatas que existe nesses países, para abastecer o mercado de carne para consumo de humanos. O Ministro considera que os quatro gorilas seriam mortos por caçadores da floresta pouco depois de serem liberados.

ZÂMBIA

O chimpanzé Toto, de 24 anos de idade, que foi confiscado do Circo Koening do Chile, o qual o maltratou desde pequeno, deve chegar ao Santuário de Chimfunshi nos primeiros dias de setembro. Nos últimos 9 meses Toto permaneceu em um pequeno Santuário no Chile, chamado Século XXI.