Notícias

Mesmo em tempos sombrios, eles nunca desistem

Postado em 05/06/2020


Foto: Jo-Anne McArthur / Ape Action Africa 

Da PASA – Aliança de Santuários Pan-Africanos

É importante falar sobre um grupo de pessoas o qual não falamos o suficiente: os trabalhadores/cuidadores nos santuários membros da PASA.

Você sabia que os santuários membros da PASA são muito mais do que apenas um lar para animais em extinção? Eles são pilares nas comunidades em que se situam, abrindo caminho para o progresso, construindo compaixão ambiental e muitas vezes servindo como o principal empregador em sua área.

Em 23 organizações, em 13 países, mais de 800 funcionários africanos locais trabalham todos os dias para combater a extinção de primatas não humanos. Muitos deles são cuidadores que trabalham com os animais. Esses heróis desconhecidos são a espinha dorsal de nossa Aliança, resgatando filhotes de chimpanzés das garras de caçadores furtivos, criando gorilas órfãos, ajudando a cicatrizar feridas de facão e muito mais.

Um exemplo é Appolinaire, que há 18 anos permanece lado a lado com a liderança da Ape Action Africa. Começou como guarda de segurança e subiu lentamente de colocação no santuário. De criação de bebês gorilas órfãos a supervisor do santuário, cargo que ocupa agora, Appolinaire serve como um modelo para todos os trabalhadores a seu lado.

Sem o apoio da linha de frente dos cuidadores durante a pandemia do COVID, mais de 3.000 animais poderiam ter perdido a vida. Essa é uma das maiores ameaças que a PASA já enfrentou. Sua bravura diante de probabilidades intransponíveis é incomparável.

Proteger os animais é apenas uma parte da solução. Em toda a África, nossos membros trabalham com comunidades locais para produzir mudanças duradouras que permitem que seres humanos e primatas coexistam. Muitos funcionários do santuário são líderes em suas comunidades, conectando mais de meio milhão de crianças à educação ambiental voltada para a ciência.

Apoie um cuidador: https://pasa.org/donate-to-protect-primates-from-covid-19/?utm_source=PASA+Supporters+-+Save+Endangered+Species&utm_campaign=7edc1000d2-EMAIL_CAMPAIGN_2019_07_23_05_29_COPY_02&utm_medium=email&utm_term=0_6e1feb7026-7edc1000d2-76515821&mc_cid=7edc1000d2&mc_eid=336a916264