Notícias

Justiça de Goiás determina resgate de urso Robinho e transferência para santuário. Prefeitura de Goiânia quer recorrer.

Postado em 19/08/2020


Robinho

Após quase um ano de batalha judicial, finalmente na noite de 14 de agosto de 2020 , o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal conseguiu a tão sonhada decisão para libertação do Urso Robinho.

O animal vive há 16 anos em condições de extremo sofrimento físico e psicológico no zoológico de Goiânia e agora terá a chance de um recomeço de vida em um novo ambiente, mais adequado às suas necessidades.

Assim, em sede de liminar em recurso de Agravo de Instrumento contra decisão da primeira instância, o Tribunal de Justiça de Goiás determinou a transferência de Robinho para o Santuário Rancho dos Gnomos, na região serrana do município de Joanópolis- SP.

Em decisão de segunda instância o desembargador Sebastião Fleury destacou: “O Urso Robinho nasceu em cativeiro, estando no Zoológico desde o seu nascimento, todavia, isso não desconfigura a sua condição de animal, cujo ambiente natural encontra-se nos países da América do Norte e da Europa, com clima mais ameno”.

O desembargador concluiu que “o animal em questão está submetido à ambiente diversamente oposto ao seu habitat natural”, determinando a imediata transferência do urso Robinho para o seu novo lar, onde será alojado em recinto individual de dois mil metros quadrados, com piscina de água corrente, árvores, caverna artificial e sem visitação pública, com a possibilidade de convivência com outros dois ursos resgatados que já residem no Santuário.

Porém, por considerar o animal como PROPRIEDADE do Zoológico, a Prefeitura de Goiânia se recusa a conceder sua liberdade, e já afirmou que irá recorrer da Decisão para que Robinho permaneça eternamente no cativeiro onde nasceu, objetivando manter o urso atrás das grades até o fim de sua vida para entretenimento humano, reproduzindo o triste destino de sua mãe, que passou a vida toda e faleceu presa no mesmo zoológico.

Vamos demonstrar nosso apoio ao @forum.animal e à advogada @anapvasconcelos que estão lutando pela libertação de Robinho, ele merece conhecer a felicidade!

@prefeituradegoiania LIBERTE O URSO ROBINHO!

 

Fonte: https://www.facebook.com/deputadoricardoizar/?__tn__=kC-R&eid=ARBuJ7UzMYcAV1MsgfArRsuTC7Luu1bktLGqJExg9BkQs-guh75RC2O-HSSKM9mvc7jMI3qLcQlRMZ0Y&hc_ref=ARTfaiRp3yHlqB4V8xI5rYGI-CCwcu2lkiam8QCSHhyBE76cmuToyNKnQrSd87OMhKE&fref=nf