Notícias

Guga, Fundador do GAP Brasil, completará 03 anos

Postado em 26/06/2002


No próximo dia 25 de julho, Guga, o chimpanzé fundador do GAP Brasil, completará 03 anos de idade. Hoje Guga é um chimpanzé ainda bebê, porém extremamente sociável e inteligente. Comanda o grupo que tem os menores bebês do Santuário: Carlos com 2 anos, Emílio com 1 ano e 9 meses e Claudio com 1 ano e 1 mês.
Guga ainda toma 3 mamadeiras por dia e quando alguém do grupo não quer tomar mamadeira, ele também aceita tomar uma extra. Guga age como o pai adotivo de Claudio, que como ele sabe é ainda muito pequeno e precisa de proteção especial. Claudio, quando tem medo ou sente-se inseguro, abraça Guga como faria na natureza com seu pai ou sua mãe.

Guga conhece todos os que trabalham no Santuário, inclusive os pedreiros que trabalham na construção e os cumprimenta com um tapinha nas pernas ou nas costas, quando encontra-se com eles em seus passeios habituais.

Guga dorme com Carlos e Emilio, em breve Claudio se juntará a eles, quando não for mais necessário dar a mamadeira noturna. É muito importante para os chimpanzés estarem juntos durante a noite, já que eles protegem-se entre si de barulhos desconhecidos ou se aquecem quando está frio. Cada um tem seu cobertor ou edredon com os quais se enrolam, como os humanos quando sentem frio. Quando Guga dormia sozinho, antes de seus irmãos chegarem, estes eram substituídos por bichos de pelúcia. Ele dormia abraçado com um urso panda três vezes o seu tamanho, o qual dava-lhe segurança e aconchego. Agora, todos juntos, não precisam mais desses companheiros artificiais e sentem segurança e calor fraterno entre si. Um chimpanzé adulto vivendo sozinho vai rapidamente a loucura e quando bebê começa apresentar alterações de personalidade difíceis de erradicar no futuro.