Notícias

Gorilas testam positivo para COVID 19 em zoológico norte-americano

Postado em 13/09/2021


Ozzie (Zoo Atlanta)

Neste final de semana, o zoológico Atlanta, nos Estados Unidos, informou que 13 indivíduos do grupo de 20 gorilas testaram positivo para coronavírus. Entre eles Ozzie, um macho de costas prateada de aproximadamente 60 anos, considerado o gorila mais velho a viver em cativeiro no mundo.

Os testes foram feitos depois que a equipe no zoológico notou que os gorilas estavam tossindo e com desconforto nasal, além de estarem sem apetite. Acredita-se que um cuidador, que já estava vacinado, possa ter transmitido o vírus aos animais.

Os gorilas estão sendo monitorados e cuidados e após sua recuperação receberão a Zoetis, a vacina de COVID 19 feita especialmente para animais. Além dos outros gorilas, outros animais estão sendo testados e monitorados cuidadosamente.

Embora já tenham registros de casos de humanos transmitindo o vírus para animais, ainda não existe evidência que o contrário aconteça. Portanto, até que se saiba mais sobre a COVID 19 e o real risco de transmissão homem-animal-homem, e os efeitos que a doença possa ter em grandes primatas e outros animais, medidas de prevenção e restrição de contato devem continuar a ser colocadas em prática.

Mais informações:

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/09/12/treze-gorilas-tem-teste-positivo-para-coronavirus-em-zoologico-nos-eua.htm

https://www.fox5atlanta.com/news/worlds-oldest-living-male-gorilla-test-positive-for-covid-19-virus