Notícias

GAP Espanha: Peter Singer chega em Barcelona para apresentar seu novo livro (“Los Derechos de los Símios) e defender a criação da Lei dos Grandes Símios

Postado em 08/06/2022


Evento “Derechos humanos e animales, dos días con Peter Singer” acontecerá nos dias 9 e 10 de junho na Universidade Pompeu Fabra

Peter Singer, filósofo, grande defensor dos direitos dos animais e autor de dois livros que se tornaram essenciais na luta animal  – Libertação Animal (1975) e, junto com Paola Cavalieri,  The Great Ape Project (1998),  chega à Espanha para apoiar a criação do uma Lei dos Grandes Primatas. A Direcção-Geral dos Direitos dos Animais vai começar a trabalhar nesta proposta após o verão, para que a lei seja incluída no programa legislativo do Ministério dos Assuntos Sociais e na Agenda 2030.

Singer também apresentará o novo livro Os Direitos dos Grandes Primatas, escrito em parceria com Paula Casal. Já se passaram quase 30 anos desde que The Great Ape Project foi publicado. Houve muitas descobertas científicas sobre grandes primatas, que têm ainda mais capacidades do que as descritas em 1998. Muito também mudou do ponto de vista legal, com novas leis e mais casos de Habeas Corpus e juízes aceitando a ideia de que um primata poderia ser uma pessoa jurídica. E também, infelizmente, as coisas mudaram muito em relação à extinção e a situação agora é muito mais grave, principalmente devido ao coronavírus.

O evento “Direitos humanos e animais. Dois dias com Peter Singer” será realizado nos dias 9 e 10 de junho de 2022, na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), no auditório do campus Poblenou, com a participação de inúmeros acadêmicos de diferentes países.

No primeiro dia (9 de junho), haverá uma pré-estréia do documentário Persona [no] humana, apresentado por Alex Cuellar, diretor junto com Rafa G. Sánchez. O filme acompanha o processo de Habeas Corpus da orangotango Sandra, que agora está no Santuário Center for Great Apes, nos Estados Unidos, e da chimpanzé Cecilia, que agora está no Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Programa do evento:

Animal and Human Rights Poster ESP