Notícias

GAP Espanha lamenta a morte de dois chimpanzés que foram baleados após fugirem em um zoológico holandês

Postado em 10/11/2020


(PGS)

O Projeto GAP Espanha, mais uma vez, lamenta a morte de Mike e Karibuna, dois chimpanzés que foram mortos a tiros no início de novembro no zoológico do Parque Dieren, na cidade de Amersfoort (Holanda), após fugirem de seu recinto devido ao descuido de um cuidador que deixou a porta aberta. A declaração feita por um porta-voz do zoológico foi irresponsável, sobre a decisão de atirar neles em vez de usar anestesia com a desculpa de que “eles poderiam ter chegado a uma situação perigosa”.

Esta não é a primeira vez que esse tipo de tragédia acontece em zoológicos de diferentes cidades. Os grandes primatas são muito inteligentes e têm tempo suficiente para pensar obsessivamente em como escapar das jaulas ou recintos onde estão presos. Devido a este grave incidente, o GAP enviou seu protesto e rejeição a eventos deste tipo ao Embaixador da Holanda na Espanha, Jan Versteeg, e pediu-lhe para abrir uma investigação para esclarecer o que aconteceu e identificar responsabilidades. 

“Esperamos que Mike e Karibuna sejam os últimos chimpanzés mortos a tiros. Pedimos ao Diretor Geral de Proteção Animal da Espanha que regule a situação dos grandes símios em nosso país o mais rápido possível e continuaremos trabalhando com as Nações Unidas para formular uma Declaração dos Direitos Básicos dos Grandes Primatas e a proteção de seu habitat. Temos o mesmo ancestral comum. Então, como podemos permitir que eles permaneçam presos para o entretenimento dos humanos? É educação vê-los nas condições em que estão? As gerações futuras não entenderão por que os mantivemos presos, assim como agora não entendemos como apenas 60 anos atrás, no coração de Madrid e em outros lugares, havia zoológicos humanos onde povos indígenas sequestrados de seus lugares de origem ficavam expostos” , afirmou Pedro Pozas Terrados, Diretor Executivo do Great Ape Project na Espanha.

Leia mais sobre o caso: https://www.dutchnews.nl/news/2020/11/two-chimpanzees-are-shot-dead-after-escape-from-amersfoort-zoo/