Notícias

Fundação Norte-Americana Torturadora de Primatas é Fechada

Postado em 26/09/2002


As centenas de Chimpanzés e outros primatas que durante longos anos sofreram torturas, maus tratos e experiências terríveis na Fundação Coulston, em Alamogordo, NM, E. U. A., agora estão livres e serão donos de seus destinos. Uma notícia como esta deve ser a melhor do ano e talvez de muitos anos, para a causa dos Grandes Primatas.
Nessa Fundação, que fornecia primatas para vários centros de tortura e pesquisa nos Estados Unidos, assim como desenvolvia, a pedidos, as pesquisas mais absurdas com Chimpanzés e outros primatas, anunciou sua falência no início deste ano. O dono da Fundação, Fred Coulston, declarou-se quebrado e não pagou ao Banco um empréstimo de 1,1 milhões de dólares que tinha contraído.

O Instituto Nacional de Saúde Norte-americano que durante anos o incentivou e financiou este laboratório de tortura de primatas, retirou todos os financiamentos, diante das pressões de várias organizações de defesa dos primatas. Também foi multado nos últimos meses em 427.000 dólares por maus tratos aos primatas.

O Center for Captive Chimpanzee Care, na Flórida, dirigido pela primatologista Carole Noon, anunciou que estava comprando todas as instalações e todos os primatas da Fundação falida por 3,7 milhões de dólares, usando um apoio financeiro da Fundação Arcus, de Kalamazoo, Michigan, que apoia o Santuário na Flórida.

Uma parte dos chimpanzés virão para Flórida, e outros ficarão temporariamente em Alamogordo, porém serão tratados decentemente, até serem transferidos definitivamente para o Santuário na Flórida. Atualmente o Santuário em Port St. Lucie tem 25 Chimpanzés e deverá absorver 266 primatas que estavam na Fundação Coulston no momento da compra.

O dia 20 de setembro de 2002 será uma data de glória para aqueles que lutam pela defesa dos Grandes Primatas. Outros Centros como esse ainda existem no mundo, como existem Circos, Exposições e Pessoas que continuam explorando, abusando e torturando nossos parentes mais próximos no Reino Animal. Esta vitória é importante, porém mais batalhas nos esperam, e devemos continuar nesta luta até que o último Grande Primata em mãos de Humanos que os desrespeitam, seja liberado.