Notícias

Filhote, gorila Imbi morre enquanto brincava com irmã no zoológico de Belo Horizonte, MG

Postado em 27/12/2021


(R7)

O filhote de gorila Imbi, que vivia no zoológico de Belo Horizonte, morreu, neste domingo (26), após cair de uma altura de cerca de três metros. O animal tinha três meses de vida e faleceu enquanto brincava com a irmã, Anaya. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Anaya colocou o filhote nas costas, comportamento comum entre a espécie, e subiu em uma pedra que compõe o recinto em que a família de gorilas vive, momento em que Imbu caiu desacordado.

Imediatamente após o ocorrido, os tratadores do zoológico deram início ao resgate do gorila e fizeram a separação dos demais indivíduos da família. O irmão do filhote, Jahari, chegou a pegar o animal desacordado e o levou até a mãe, Imbi. Ao pegá-lo, Imbi sofreu uma nova queda de suas costas, na área de manobra. Os tratadores conseguiram retirar o animal, que foi atendido pelos veterinários, mas já estava sem pulsação e movimentos respiratórios.

Segundo a Fundação, o gorila apresentava hemorragia nasal, edema na região orbicular, e laceração no lóbulo auricular esquerdo, compatíveis com o quadro de queda e traumatismo na região crânio-encefálica. Em respeito ao comportamento de luto existente entre os animais, Imbi foi deixado junto ao grupo para que os familiares pudessem se despedir.

“O Jardim Zoológico deve aguardar orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas, do qual faz parte, para decidir qual será o melhor destino para o animal, após procedimento de necropsia”, informou a Fundação.

Por Simon Nascimento

Fonte: O Tempo