Notícias

Feliz primeiro aniversário, Joe & Bo!

Postado em 12/06/2019


Joe e Bo (CGA)

Do Center for Great Apes (CGA)

Um ano atrás, nós pegamos dois chimpanzés machos senhores de um pequeno zoológico não reconhecido em Oklahoma que estava fechando. Eles foram mantidos em gaiolas diferentes, depois que cada uma de suas companheiras morreu anos antes. E eles tinham bastante história!

Joe, capturado na África quando criança, passou seus primeiros anos fazendo shows no zoológico de St. Louis. Ele então viveu em um parque safári em Oklahoma (Arbuckle Wilderness), onde ele e sua companheira (Lillian) tiveram um número de bebês que foram retirados deles e vendidos. Cinco de seus descendentes foram enviados para o Missouri, Nova York e Califórnia, mas quatro deles acabaram chegando aqui no santuário! Joe é o pai de Murray, Jacob, Jonah e Ellie! Quando o parque safári foi fechado, Joe e Lily foram enviados a um treinador na Califórnia, mas logo foram devolvidos a Oklahoma para um zoológico na beira da estrada onde Lily morreu (e onde nós resgatamos Joe). Joe tem 47 anos.

Bo foi primeiro propriedade de um treinador de Hollywood e é pai de vários filhos que foram vendidos para a indústria de entretenimento. Um desses bebês (Tonka) trabalhou em shows ao vivo em uma popular atração turística de Los Angeles e acabou se aposentando para um criador do Missouri. Tonka é na verdade o pai de outro residente do santuário que chegou recentemente ao CGA… Bentley, de 10 anos. Então, Bo é o avô de Bentley! E adivinha? Joe também é o avô de Bentley, já que a filha mais velha de Joe (Tammy) mora com Tonka, no Missouri, e é a mãe de Bentley. Bo tem 39 anos.

Então, Feliz Primeiro Aniversário no CGA para Joe e Bo, e Feliz Dia dos Pais para esses queridos velhos garotos e também para todos os nossos amigos humanos e apoiadores que são pais, avós e tios!

Para saber mais sobre o CGA e fazer doações, clique aqui.