Notícias

Feliz Dia dos Pais para Humanos e Primatas!

Postado em 15/06/2020


Archie beija sua filha, Cahaya (CGA)

Do Center for Great Apes (CGA)

Em junho, por volta do Dia dos Pais (21 de Junho, comemorado nos Estados Unidos), gostamos de reconhecer nossos próprios pais-primatas que, no passado (antes de virem para o santuário), tiveram filhos. Vários desses filhos acabaram no santuário, e alguns se reuniram com seus pais (como Kodua e seu pai Ripley). Outros pais aqui são Jethro, Ripley, Bo e Joe – especialmente Joe, 48 anos, que tem quatro filhos aqui (Murray, Jacob, Jonah e Ellie) … e um neto (Bentley)!

Este ano, temos um novo pai, acidental e não planejado. O adolescente Archie é o pai do bebê Cahaya (o bebê surpresa de Sunshine). Inicialmente apreensivo de como ele agiria em torno do novo bebê, ficamos felizes em testemunhar seu relacionamento gentil e carinhoso com a pequena Cahaya.

A primeira vez que ele a tocou (com cerca de duas semanas), ele estava nervoso e até teve uma birra quando Sunshine o empurrou. Mas com paciência (e passando tempo fazendo grooming com Sunshine), ele ganhou gradualmente sua permissão e confiança para não apenas tocar o bebê, mas também abraçá-lo de vez em quando. Enquanto a mãe Sunshine segura Cahaya 90% do dia, Archie fica à espera de sua oportunidade de interagir… e está gradualmente se tornando um “pai”.

Saiba mais sobre a CGA e veja como você pode ajudar: https://www.centerforgreatapes.org/donate/donate-now