Notícias

Em memória de Tarzan

Postado em 11/09/2019


Tarzan - 1980 (estimado) - 2019

Do Santuário Save the Chimps

Anunciamos com pesar o falecimento de nosso amado morador e amigo Tarzan. Tarzan era um chimpanzé doce e brincalhão que provou ser um especialista em fazer amigos durante suas apresentações na família de Bobby.

“Estamos profundamente tristes por perder uma parte tão importante da nossa família aqui no Save the Chimps. Tarzan fez amigos onde quer que fosse com sua personalidade lúdica natural, é fácil ver porque ele era tão popular e tão amado por seres humanos e chimpanzés ”, afirmou a Dra. Shelly Lakly, diretora executiva da Save the Chimps.

Um ex-artista cujos dentes foram removidos por um treinador, Tarzan passou seus últimos anos cercado por um novo grupo de amigos em uma ilha de três acres no Save the Chimps. Desde sua fundação, em 1997, pela primatologista e pioneira cativa de chimpanzés, Dra. Carole Noon, o santuário retirou com sucesso 334 chimpanzés de condições inadequadas de vida, permitindo que eles vivessem seus dias em uma comunidade social segura, protegida e vibrante ao lado de seus colegas chimpanzés . Os chimpanzés aposentados vivem em grandes grupos familiares em 12 ilhas separadas de três acres, onde recebem três refeições frescas diariamente, atendimento médico de primeira classe e uma variedade de atividades em um ambiente enriquecido.

Não há registros do nascimento de Tarzan. No entanto, todas as indicações apontam para ele ter idade avançada. Os chimpanzés em cativeiro podem viver mais de 50 anos. Quando jovem, Tarzan foi vendido para um treinador particular em Nova Jersey, onde conheceu seu melhor amigo Coby, um ex-animal de estimação. Eventualmente, Tarzan e Coby foram aposentados para o Black Pine Animal Sanctuary, onde viveram felizes juntos. Infelizmente, depois de 22 anos ao lado de Tarzan, Coby morreu, deixando Tarzan sozinho. O Black Pine Animal Sanctuary procurou a Dra. Jane Goodall e outros especialistas da área para encontrar companhia para Tarzan. Depois de uma pesquisa cuidadosa, Black Pine tomou a decisão de mudar Tarzan para Save the Chimps em 2016 para dar a ele mais oportunidade de companhia.

Ao entrar em sua primeira casa em Save the Chimps, Tarzan imediatamente explorou seu amplo pátio de jogos e o ar livre – optando por dormir do lado de fora em todas as chances que pudesse. E assim que sua quarentena inicial foi concluída, Tarzan dormiu lado a lado com sua primeira amiga no santuário, Geraldine. Várias amizades floresceram quando ele foi apresentado a mais e mais chimpanzés com quem ele iria explorar, cuidar e brincar. Após uma avaliação cuidadosa, Tarzan foi apresentado a cada membro da família de Bobby e logo ele fazia parte de uma família numerosa que ele poderia chamar de sua. “Foi o momento mais feliz que já o vimos. Nas horas anteriores à sua morte, ele passou na ilha aproveitando o tempo com seus novos amigos ”, acrescentou o tratador Skye Conners. De fato, no último vídeo disponível de Tarzan, ele pode ser visto desfrutando de um coco, olhando pacificamente o pôr do sol em sua casa na ilha. Tarzan era visto regularmente dormindo do lado de fora quando podia, em um ninho que fazia, frequentemente perto da beira da água.

Tarzan foi encontrado no início do domingo, na água adjacente à sua ilha. Os resultados oficiais da patologia estão pendentes, mas é provável que ele tenha sofrido uma parada cardíaca e subseqüentemente tenha rolado na água, pois não foram encontradas evidências de afogamento durante o exame post mortem inicial, relatou a diretora de serviços veterinários da Save the Chimps, Dra. Valerie Kirk.

“Enquanto lamentamos a perda desse chimpanzé brincalhão, estamos consolados com a noção de que Tarzan morreu lá fora em sua casa na ilha que ele amava, cercado por seus amigos”, acrescentou o Dr. Lakly.

Descanse em paz, Tarzan. Sempre sentiremos sua falta.

Leia mais sobre o Save the Chimps e maneiras de ajudar: https://salsa4.salsalabs.com/o/50957/p/salsa/donation/common/public/?donate_page_KEY=7995&killorg=True