Notícias

Em memória de Little Rock

Postado em 31/08/2020


Little Rock

Little Rock / 1969 (estimativa) -2020

Do Santuário Save the Chimps

Com grande tristeza, compartilhamos o falecimento de Little Rock, um membro querido de nossa família Save the Chimps. As origens de Little Rock são um mistério, assim como ela adquiriu seu nome. Seus primeiros registros são de 1981, mas ela já era adulta nessa época. Seu aniversário é uma estimativa devido à falta de registros de sua vida anterior. Ela provavelmente nasceu entre 1962 e 1969, possivelmente na natureza na África. O que sabemos é que ela pertencia a uma empresa farmacêutica na Pensilvânia antes de ser enviada para a Fundação Coulston, um laboratório de pesquisa em Alamogordo, NM.

Durante seus 20 anos na Fundação Coulston, Little Rock foi usada tanto como reprodutora quanto em experimentos médicos. Ela teve dez filhos, todos tirados dela logo após o nascimento. Por todos aqueles anos, Little Rock viveu em uma gaiola de aço e concreto; ela nunca viu árvores ou sentiu a grama sob seus pés.

O Save the Chimps resgatou Little Rock em 2002, quando a Fundação Coulston faliu e o santuário assumiu a custódia de seus 266 chimpanzés. O novo cuidador de Little Rock percebeu que ela não respondia ao seu nome ou a sons e ruídos como outros chimpanzés. Os registros de Little Rock foram verificados minuciosamente e encontramos duas anotações escritas sobre sua surdez, uma registrada em 1998 e outra em 2001. Não há informações sobre há quanto tempo Little Rock ficou surda ou o que pode ter causado sua perda auditiva. Little Rock era tão atenta e antenada ao ambiente que era fácil esquecer que era surda. Ela sempre se comunicou de forma eficaz com seus cuidadores humanos e outros chimpanzés, usando gestos e linguagem corporal, bem como vocalizações.

Little Rock vivia em um grande grupo de chimpanzés conhecido como “Família de Doug” e era um membro querido do grupo. Juntos, eles compartilhavam uma espaçosa casa na ilha com grama, árvores, colinas e plataformas. Ela era um chimpanzé muito dedicada e leal. Little Rock era frequentemente encontrada com sua melhor amiga Tanya, que infelizmente faleceu em 2013. Após a morte de Tanya, Andrea the Second, a mais jovem das duas Andreas no grupo, tornou-se a nova companheira de Little Rock, zelando amorosamente por ela e garantindo que ela nunca ficasse solitária. Ao longo dos anos, Little Rock também fez amizade com Pepsi, September, Daisy e Angie.

Embora Little Rock fosse idosa, ela tinha gosto pela vida. Sua determinação em superar as adversidades e aproveitar ao máximo a aposentadoria é algo fácil de admirar e continua sendo uma inspiração para todos nós.

Little Rock morreu de causas naturais e fará muita falta para todos que a conheceram. Encontramos conforto em saber que ela passou os últimos dezoito anos de sua vida experimentando amor e companheirismo e agradecemos a vocês, nossos apoiadores, por tornarem isso possível.

Descanse em paz, Little Rock. Sentiremos sua falta sempre.

Leia mais e ajude (em inglês) –

https://salsa4.salsalabs.com/o/50957/p/salsa/donation/common/public/?donate_page_KEY=7995&killorg=True