Notícias

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é Denunciado

Postado em 24/07/2003


Em uma ação conjunta de duas ONGS atuantes na proteção dos animais, The Animal Legal Defense Fund (ALDF) e The Animal Welfare Institute (AWI), o Departamento de Agricultura Norte-Americano está sendo denunciado e processado na Justiça Distrital em Washington, pelo não cumprimento do Animal Welfare Act (AWA), que aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos em 1985, solicitou que esse Departamento estabeleça normas claras que melhorem a vida de primatas não humanos em Zoológicos, laboratórios e outras instituições.
Apesar de que foram emitidas novas regulamentações 6 anos depois, o Departamento de Agricultura reconhece que não sabe ainda como resolver o problema e estabelecer normas duras e claras sobre o tema.

Os denunciantes usam como exemplo o chimpanzé Chico, de 20 anos de idade, que está em uma exposição itinerante na Carolina do Sul. Chico já mostra comportamento perturbado, por viver anos de solidão e permanecer em um lugar estreito e inconveniente. Viktor Reinhardt, um veterinário clínico, declarou “um primata mantido em uma gaiola fica literalmente perturbado com certeza”. Jane Garrison, uma ambientalista que acompanha com freqüência a vida de Chico, também afirmou “confinamento solitário é a pena que damos aos piores criminosos de nossa sociedade”, e acrescenta “Chico não fez nada de errado e tem sido sentenciado ao confinamento solitário por toda a vida”.

“Se o Departamento de Agricultura do Governo Norte-americano tivesse cumprido a sua tarefa, vários casos, como o de Chico, não existiriam, e esses seres maravilhosos que são os Grandes Primatas, não sofreriam como hoje”, declarou Jane Goodall, primatologista mundialmente conhecida, que tem dado muito apoio a esta luta.