Notícias

Chimpanzés da Ilha Ngamba ganham novo líder

Postado em 05/06/2020


Kisembo (Ngamba Island)

Em tempos de pandemia do COVID-19, os chimpanzés da Ilha Ngamba recebem o novo líder, Kisembo.

Este chimpanzé está de olho na posição alpha de líder desde 2010, desde o reinado de Mika.

A liderança do chimpanzé varia de um indivíduo para outro e tornar-se um líder não significa ser mais forte ou mais fraco, nem jovem nem velho, mas a confiança e o apoio que você tem na comunidade.

Em 2013, um vácuo foi deixado com a morte do chimpanzé Mika, o que enfraqueceu a comunidade.

Isso levou ao aumento de diferentes machos na competição pela posição, como Umutama, Kalema, Oketch e Kisembo.

Além disso, isso levou Umutama à liderança em 2015, embora Kisembo não estivesse apoiando.

Umutama foi um líder que dava chance a outros machos para resolver problemas na comunidade, com menos competição enquanto alimentava e copulava. Kisembo continuou observando e construindo aliados com os inimigos mais influentes de Umutama, como Bwambale, Robbie, Indi e Megan. Além disso, Kisembo também foi aconselhado por um ex-Alpha, Robbie, além de convencer outros chimpanzés a apoiá-lo.

No final de 2019, Kisembo iniciou seu golpe para derrubar Umutama da liderança, quando metade dos machos e fêmeas começaram a recebê-lo de volta no grupo, o que aumentou sua confiança.Os chimpanzés opostos à posição masculina Alpha, como Oketch, Umutama e Kalema, tornaram a atmosfera mais difícil para ele.

Kisembo dedicou um tempo para estudar todas as suas fraquezas e tratou-as uma a uma. Eles continuaram tentando expulsá-lo, mas depois eles aceitaram uma derrota e desistiram e começaram a atacar por ele. Desde então, Kisembo provou que ele é o líder e toda a comunidade o respeita.

Ele é quieto, pacífico, mas muito determinado em suas decisões. Durante os períodos de alimentação, sempre que há atraso na obtenção de comida, ele tem sua buzina especial e soa, e todos fogem antes de aparecer. Nenhum macho fica em pé para continuar recebendo comida quando ele dá uma ordem. Quem não der lugar será punido por insubordinação.

Saiba mais sobre a Ilha Ngamba: https://www.globalgiving.org/projects/support-the-50-orphaned-chimpanzees-uganda/