Notícias

Bebê chimpanzé reunida novamente com a mãe

Postado em 20/10/2019


Osso quebrado na perna de Sonia. Felizmente uma equipe de cirurgiões conseguiu repará-lo. (PASA)

Da PASA – Aliança de Santuários Pan-Africanos

Sonia, uma chimpanzé de 2 anos, é a alegria de sua mãe e o orgulho de seu grupo social no Santuário de Tacugama Chimpanzee, um membro da PASA em Serra Leoa. Foi um choque saber que a vida de Sonia estava em perigo novamente.

Ela teve sua primeira experiência angustiante de quase morte quando tinha apenas 8 meses – presa em uma tempestade, Sonia sofreu uma lesão cerebral e entrou em coma. Somos muito gratos à equipe de especialistas de Tacugama, que a ajudou a se recuperar completamente. Desde então, este bebê corajoso brinca entre as árvores dos recintos da floresta de Tacugama com sua família de chimpanzés.

Há algumas semanas, a cuidadora de Sonia a encontrou mancando e arrastando a perna esquerda para trás. Sonia foi imediatamente levada para a clínica veterinária de Tacugama, onde os funcionários fizeram raios-X e descobriram que seu osso da coxa estava quebrado.

(PASA)

Quando a equipe de Tacugama informou que Sonia precisava de cirurgia de emergência, fomos capazes de ajudar o renomado cirurgião da vida selvagem, Romain Pizzi, a viajar para Tacugama, realizar a cirurgia de Sonia e dar-lhe todo o cuidado individual que ela precisava para superar essa terrível provação. Neste momento, Sonia está descansando e se recuperando. Felizmente, ela se reunirá novamente com a mãe em breve.

Puxando-os da beira do abismo

Bebês como Sonia e Tiki sofrem lesões quando caem enquanto aprendem a subir em árvores ou a brincar com suas famílias de chimpanzés. Bebês como Jobo podem ficar gravemente doentes quando suas famílias pegam uma doença.

Por sua causa, a PASA permite que médicos especialistas viajem para santuários isolados assim que ocorre uma lesão, e enviamos remédios para os grandes primatas quando eles mais precisam.

Saiba mais sobre como apoiar a PASA.