Notícias

ALERTA – Vírus mortal ataca macacos nos Camarões

Postado em 26/03/2021


(PASA)

Da PASA – Aliança de Santuários Pan Africanos

Já sob constante ameaça de aumento de casos de COVID-19 em Camarões, o Limbe Wildlife Centre está enfrentando mais um vírus mortal.

Tudo começou repentinamente quando dois macacos drill (ameaçados de extinção) foram encontrados mortos no início de uma manhã. Apenas uma hora depois, outro drill mostrou sinais de problemas respiratórios agudos, com falta de ar e dificuldade para andar.

A equipe de Limbe imediatamente colocou o macaco doente em quarentena, mas, em poucos dias, mais dez macacos sofreram sintomas severos semelhantes e exigiram cuidados intensivos da equipe médica de Limbe.

Apesar da rápida intervenção veterinária, muitos dos macacos hospitalizados não conseguiram combater a infecção por mais do que algumas horas, e três outros sobreviveram apenas alguns dias.

Até agora, os testes COVID-19 deram negativos e este vírus não foi identificado. Outras análises estão em andamento nos laboratórios da capital. Nenhuma outra espécie está apresentando sintomas no momento.

Estamos passando por um surto calamitoso entre nossa população de drills”, disse Peggy Motsch, gerente do Limbe Wildlife Center.

“O centro precisa desesperadamente de ajuda para salvar os animais infectados e evitar que esta crise cresça, o que pode ter consequências desastrosas.” Um grande déficit em seu orçamento de um ano de fechamento, e agora uma clínica veterinária sem suprimentos, significa que alimentos e medicamentos são necessidades urgentes. A qualquer momento a doença pode atacar novamente.

Saiba mais e ajude Limbe a combater o surto – https://pasa.org/donate-to-limbe/?mc_cid=e2ef0e858b&mc_eid=336a916264