Notícias

14 de Julho: Dia Mundial do Chimpanzé

Postado em 14/07/2021


14 de Julho é o DIA MUNDIAL DO CHIMPANZÉ. A data foi criada pelo Instituto Jane Goodall para celebrar esta espécie tão especial, os parentes mais próximos do homem no mundo animal.

Os CHIMPANZÉS na natureza estão ameaçados, principalmente pela destruição de seu habitat e por caça para atividades ilegais. Em cativeiro, muitos já sofreram (e alguns ainda sofrem) em situações inadequadas, como experimentos em laboratórios médicos, atividades de entretenimento, zoológicos despreparados etc.

Para reverter essa situação, ainda temos muito trabalho de informação, conscientização e de campo (reabilitação) a fazer. E a participação de todos, cada um fazendo sua parte, é fundamental.

O Projeto GAP Brasil tem uma relação muito especial com CHIMPANZÉS. Foram eles que inspiraram o início do trabalho de defesa de direitos dos grandes primatas há pouco mais de 20 anos, dando visibilidade à causa no Brasil e somando esforços a vários projetos internacionais.

Além disso, 78 CHIMPANZÉS hoje vivem nos 4 Santuários afiliados, cujo objetivo é proporcionar a melhor qualidade de vida possível para os animais em cativeiro. Outros 30 também foram cuidados nos Santuários nas duas últimas décadas, mas já nos deixaram…

A maioria dos moradores dos Santuários brasileiros foi resgatada de situações de maus-tratos, chegando com traumas e muito debilitados. Felizmente, a dedicação de toda a equipe garante que o antes e depois destes CHIMPANZÉS seja sempre um sucesso, servindo de inspiração para seguirmos em frente e, quem sabe, um dia, não precisarmos mais de Santuários.

Mais informações sobre o Dia Mundial do Chimpanzé: https://www.worldchimpanzeeday.org

#greatapeproject #WorldChimpanzeeDay #DiaMundialdoChimpanzé #chimpanzé #chimpanzee