Santuário do Paraná

Cama elástica es uno de los juegos preferidos de los chimpancés en Curitiba.

Tendo suas instalações inspiradas no parque inglês The Monkey World, pode-se dizer que o santuário de Curitiba é o mais moderno entre os brasileiros. O casal de tchecos Milan e Anita Starostik eram donos de um grande grupo industrial no Paraná e já tinham um criadouro conservacionista, dado seu gosto pela proteção de animais. Após a venda de sua empresa, o casal passou a se dedicar pessoalmente aos grandes primatas e hoje seu santuário abriga 18 chimpanzés, a maioria resgatada do Circo Garcia. Os recintos contam com modernos sistemas de aquecimento, muitos brinquedos em amplas áreas, sendo que a cama elástica é um dos preferidos dos hóspedes.

Nossos hóspedes no Paraná

André

andre
Nascido em 06 de junho de 1996. Ele é o mais novo do grupo, cara de chinês e olhos inocentes, que olham para nós pedindo carinho. Ele é muito meigo e integrado totalmente com o grupo dos Paulistas (que são os chimpanzés adultos provenientes do circo Garcia).

Bicco

bicco

Chimpanzé macho, também veio do Líbano. Morava numa gaiola com uma família, nunca tinha visto outros chimpanzés, é muito humanizado. Quando tentaram integrá-lo com um grupo de chimpanzés, ele entrou em crise emocional, desenvolveu gastrite e teve que ser mantido sozinho. É muito brincalhão e gosta de limpar o seu próprio recinto.

Caique

caique

Nascido em 16 de outubro de 1993. Chegou ao santuário no dia 27/09/05, resgatado do Circo Portugal. Neste circo o chimpanzé estava confinado em um trailer sem quaisquer cuidados com higiene, para tanto haviam várias denuncias por abandono e maus tratos junto ao IBAMA, este órgão por sua vez, nos solicitou uma vaga em nosso santuário e então se deu o resgate. Caíque, um macho adulto e forte que diziam que era agressivo e perigoso, veio amarrado a correntes e puxado por quatro homens. O colocamos em um recinto grande próximo aos demais chimpanzés. Os pequenos chimpanzés olhavam e investigavam-no com curiosidade. De inicio, oferecíamos frutas diversas e café com leite, o qual já estava acostumado. Aos poucos começou a ter em nós, confiança e amizade. Foi retirado das correntes, com as quais se parecia com um escravo, então, ocorreu a mudança por completo, hoje ele é um chimpanzé de aproximadamente 90 kg, meigo e carinhoso, que brinca e corre em uma área de 10.000m², junto de seus amigos chimpanzés, sem agredir e machucar qualquer um dos seus amigos.

Carlos (Biito)

carlos

Nascido em 30 de setembro de 1991. É muito bonito, sadio e individualista, gosta de ficar separado e não se mistura com a turma. Raramente sai ao jardim. Biito é muito amigo e adora doces, principalmente picolé, bate palmas para ganhar mais.

Carol

carol

Nascida em 23 de setembro de 1999. Carol chegou junto com Lucas. Era uma fêmea de 3 anos, bonita, meiga e de bom caráter. Milan levou-a junto ao cercado, onde se encontravam Johny e Matheus, eles abraçaram-na e fizeram amizade. Carol não estranhou em nada o novo lar, e desde o momento que chegou não parava de pular e se divertir com os demais. Durante todos estes anos ela demonstrou personalidade forte e inteligência de sobra. Gosta muito de preparar surpresas, descobrindo ou arrumando cantos onde se esconder, para que a procuremos. Esta ficando uma mocinha cumprida e graciosa, adora guloseimas, mas troca qualquer guloseima pelo colo de Shirley, sua tratadora.

Dinho

dinho

Nascido em 04 de maio de 2003. Sua chegada foi no dia 24/10/04, seu peso era de 7,8 Kg, magrinho, anêmico e assustado. Em seu antigo lar, ficava numa gaiola pequena, onde, até então, não pudera desenvolver sua musculatura, por isso, quando chegou, estava bem \”corcundinho\”. Depois de ser examinado pelo Dr. Rogério, nosso veterinário, começou-se o tratamento com remédios e sessões de fisioterapia. Colocamos junto de Lucas, somente os dois pequeninos para brincarem e como prevíamos, se deram muito bem. Ele é muito mimado, pelos tratadores, assim como pelos demais chimpanzés, pois é o caçula do bando. Os chimpanzés cuidam e o protegem e ele aproveita e consegue tudo o que quer. Ele cresceu com saúde e liberdade que poderia ser concedida. Este pequenino é a alegria do Santuário.

Johny

johnny

Nascido em 20 de maio de 2000 foi o primeiro bebê do Santuário de Curitiba. Chegou na casa do casal Starostik já com 5 meses de idade, onde lhe aguardava um quarto com cama, assim como para um bebê, como de fato o era. Tomava banho a cada dois dias, brincava com brinquedos, porém preferia o colo de seus novos pais humanos. Com um ano de idade foi transferido para o Santuário pois o apartamento já não era mais apropriado a ele. Hoje Johny é um adolescente inteligente e sadio, esta integrado com os demais chimpanzés numa área de 10.000m² com diversos passatempos e brinquedos para que exercite a musculatura. Por mais que os anos tenham passados, ele ainda gosta muito de carinho e abraços. Sua bebida predileta é leite, o que ele pede constantemente batendo palmas ao lado da cozinha.

Katai

katai

Orangotango fêmea, chegou ao Zoológico de Brasília procedente de um Zoológico da Alemanha e de Brasília foi para o Santuário do Paraná. Como todos indivíduos desta espécie, é reservada e introspectiva, tem claustrofobia, devido a vida que levou nos Zoológicos onde era trancafiada à noite.

Lucas

lucas

Nascido em 11 de setembro de 2002. Chegou junto com a Carol, no colo de Carminha, sua antiga tratadora. No começo não quis largá-la, agarrava-se a ela com toda sua força. Começamos a agradá-lo e aos poucos foi se habituando. Lucas, Matheus e Carol são irmãos o reconheceram no momento em que se

viram. Quando chegou, Lucas estava magro, muito assustado e com um resfriado muito forte. Seu comportamento quieto e reservado era o contrario de Matheus e Carol que não paravam de brincar desde o momento em que chegaram, mas não demorou muito, e ele já estava totalmente integrado com os demais. Atualmente, por mais integrado que esteja, ele é muito exclusivista, ou seja, gosta de brincar sozinho e se afasta no momento em que há uma disputa. Lucas é muito bonito, inteligente, e nós o chamamos de \”Ramses\”, com olhar penetrado e um abraço que recompensa.

Lucy

lucy

Nasceu em 1981. É uma fêmea dócil de aparência esguia e elegante que gosta de andar em pé e não curvada apoiando-se nas mãos como a maioria dos chimpanzés. Também teve vários filhotes, mas nenhuma oportunidade de criá-los, realidade que pretendemos mudar no santuário. Não gosta de dormir em camas ou redes, prefere pegar vários cobertores e fazer um ninho no chão.

Maria

maria

Nascida em 24 de setembro de 1993 chegou ao Santuário em 15/02/2007 proveniente do ex Circo Garcia. Depois de sua chegada, ficou em quarentena e só então foi integrada ao grupo sem qualquer problema. Maria é uma fêmea muito obesa para sua idade, mas muito comportada e dócil. Hoje ela é líder de grupo, esse título conseguiu através do respeito, sem agredir qualquer um de seus amigos. Maria se adaptou rapidamente ao novo ambiente, corre, brinca, se diverte nos passatempos e brinquedos, esperamos que seu peso diminua e que fique proporcional a ela.

Matheus

matheus

Nascido em 03 de agosto de 2001, chegou ao santuário no dia 18/12/02 e foi amor a primeira vista. Muito ativo, dotado de um rostinho branquinho, vestido com roupinhas e usando fraldas, parecia um boneco de porcelana. Em sua chegada ao novo lar ficou separado de Johny, pois achávamos que Johny poderia machucá-lo. Ficamos surpresos no dia em que os colocamos juntos, porque ao contrario do que prevíamos, o encontro resultou em um grande e forte abraço, mostrando a grande amizade que prevalece até nos dias de hoje. Matheus é muito especial, sempre com seu paninho nas costas, é cavalheiro, não briga com os demais e obedece a qualquer pedido que as pessoas que o tratam fazem, como por exemplo: ele é o primeiro que entra no dormitório na hora de se recolher.

Mizrachi

mizrachi

Chimpanzé macho, veio de Israel, onde morava num zoológico particular precário. Atualmente mora com Carol, Leila e Tota.

Noel

noel

Nasceu no final de 2007, filho de Lucy e Charlie. É o primeiro filhote que Lucy poderá criar (os outros foram tirados dela no circo). Desde pequeno já se mostra independente, dando gritinhos e tentando andar sozinho.

Omega

omega

Chimpanzé macho, veio do Líbano, onde morava num zoológico precário, porém, antes trabalhou num bar servindo água para Narguilé. É muito humanizado, mas pode ser integrado com outros chimpanzés. Ele era fumante e deixou de sê-lo no Santuário do Paraná, melhorando muito a sua expectativa de vida.

Pedrinho

pedrinho

Nascido em 27 de julho de 1995. É muito bagunceiro e de personalidade forte, caminha em duas pernas mostrando a sua altura, querendo dominar todo o grupo. Gosta do contato humano e para agradar puxa um pelo de seu corpo e tenta \”plantá-lo\” com saliva nas pessoas com quem tem contato. Ele sai ao jardim e se diverte com os outros chimpanzés

Tina

tina

Nascida em 26 de maio de 1987, chegou ao Santuário junto com Maria. Com ela estávamos bastante preocupados, pois ao chegar, estava muito estressada, não descia ao chão, olhava para todos os lados com medo de qualquer barulho e foi sair de seu quarto após algum tempo. Demos toda assistência a ela, aos poucos foi tomando confiança e hoje ela esta totalmente integrada ao grupo que conta com 8 integrantes. É muito bonita, gosta de ficar nas torres dos brinquedos observando tudo. Vem pedir comida ao lado da cozinha, principalmente suco, o qual ela adora.

Tota

tota

Chimpanzé fêmea que veio do Zoológico de Portugal para o Zoológico de Brasília, onde morava com um grupo de três indivíduos. Atualmente mora com Leila, Mizrachi e Carol.

Vitória

vitoria

Veio do Paraíso Perdido Park em Fortaleza, no dia 17/02/06, após de uma luta de 6 meses. Depois de uma viagem aérea de Fortaleza à São Paulo, em seguida com caminhão especial que durou 36 horas, Vitória chegou bastante alterada. Ela é diferente dos demais chimpanzés, bastante arisca e temperamental e ainda um pouco selvagem. Hoje em dia, ela esta completamente integrada com os demais chimpanzés e ensina-os a abrir côco verde e outros truques aprendidos com a sua família chimpanzé. Não briga, mas também não leva desaforo. Ela toma conta de Dinho e o protege sempre. Adora iogurte e vem pedir direto ao redor da cerca.

Yuri

yuri

Recém chegado, em abril de 2009. Durante anos trabalhou em um circo em um número perigoso, chamado o Globo da Morte. Junto com outros motociclistas e em um moto ele corria dentro do Globo. Yuri é o último chimpanzé de circo que foi resgatado, praticamente acabando com essa prática. Ele está meio encurvado, pois viveu em uma jaula pequena. Está se adaptando rapidamente ao Santuário.

Zezinho

zezinho

Nascido em 31 de dezembro de 1993. É idêntico ao Pedrinho, porem muito mais carinhoso. Zezinho gosta de brincar conosco, procura pintinhas nas mãos pratica “grooming” com os outros chimpanzés e com seus tratadores.Ele também quer ser o macho dominante.

+ Notícias

Após algumas semanas de preparação, deu-se início, hoje, 21, ao maior resgate individual que o Santuário de Primatas e Felinos [...]

21/10/2014

A Organização NEAVS, que alguns anos atrás lançou o Projeto R&R para libertar chimpanzés em laboratórios de tortura médica Norte-Americanos, [...]

16/10/2014

A medida que as florestas africanas desaparecem, a uma velocidade inusitada, as comunidades de chimpanzés de vida livre ficam mais [...]

16/10/2014

Texto do Primatólogo José María Bermúdez de Castro – Assessor Científico do Projeto Gran Simio (GAP/ PGS da Espanha) Se [...]

15/10/2014

O CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) é um órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) [...]

14/10/2014

Veterinária(o) para residir no Santuário do GAP em Sorocaba, enviar curriculum vitae para o e-mail projetogap@projetogap.org.br   Equipe Projeto [...]

14/10/2014

PREJUDICIAL A HUMANOS E ANIMAIS Zoológicos tentam esconder a crueldade do cativeiro por trás de uma máscara de “educação para [...]

09/10/2014

Quinze anos atrás, quando entrei no mundo dos primatas não humanos, comecei a me desiludir dos zoológicos, que até esse [...]

08/10/2014

Cinco dos candidatos recomendados por organizações ambientalistas, que divulgamos neste site dias antes da eleição do dia 5 de outubro, [...]

07/10/2014

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) transferiu nesta quarta-feira (1º) sete tigres que viviam [...]

03/10/2014