Notícias

Resgate e aposentadoria muito especiais…

Postado em 03/07/2018


Bo (CGA)

Do Center for Great Apes (CGA)

Estamos ansiosos para compartilhar algumas novidades com você… e com alguns desdobramentos surpreendentes também!

Apenas duas semanas atrás, recebemos uma ligação de emergência sobre dois chimpanzés adultos em Oklahoma (Joe e Bo) que precisavam de um lar imediato. Eles viviam em jaulas separadas e nunca tinham estado juntos.

Mesmo que ainda não tenhamos terminado nossa construção de expansão para mais espaço, a necessidade desse resgate foi urgente. Então, nós dirigimos para Oklahoma (com nosso veterinário) e os pegamos. Eles chegaram aqui na semana passada depois de 22 horas dirigindo de Oklahoma, e nós os temos em nossa área de quarentena na clínica veterinária por enquanto. Eles eventualmente passarão para nossos novos habitats quando a construção estiver concluída.

Apesar de Joe e Bo nunca terem estado juntos no mesmo espaço, nós os apresentamos depois que eles chegaram aqui, e foi emocionante ver como eles estavam felizes um com o outro! De imediato, começaram a ofegar e a rir baixinho enquanto abraçavam e cuidavam um do outro.

Joe (que acredita-se estar em seus 60 anos) foi capturado e, como uma criança, foi usado em um grande zoológico do Centro-Oeste em seus antigos “shows de chimpanzés”. Quando ele ficou grande demais para se apresentar, ele foi enviado para um parque de safári drive-through em Oklahoma. Joe e sua companheira, Lily, produziram muitos filhos no parque de safári, mas os bebês eram vendidos como animais de estimação exóticos ou como artistas. Surpreendentemente, temos quatro descendentes deles já morando aqui que vieram do entretenimento e do comércio de animais de estimação – Murray, os gêmeos Jonah & Jacob e Ellie.

Depois que o parque de safári foi fechado, Joe e Lily foram enviados para um treinador da Califórnia para uso como criadores. Mas não deu certo, então Joe e Lily foram transferidos novamente para um zoológico em Oklahoma, onde foram mantidos em pequenas jaulas por 11 anos. Infelizmente, Lily morreu há alguns anos atrás.

O outro chimpanzé, Bo, é avaliado de estar em seus 30 anos. Ele também estava no ramo de entretenimento na Califórnia, onde ele produziu pelo menos um bebê … e depois foi enviado para uma instalação do Missouri antes de finalmente acabar em Oklahoma.

Mas o que descobrimos depois que eles chegaram é que nosso pequeno Bentley de 9 anos de idade (que foi enviado ao nosso santuário em fevereiro junto com outros dois antigos chimpanzés de entretenimento) é na verdade o neto de ambos os machos mais velhos!

Esses dois chimpanzés sem parentesco que moram em diferentes estados há muitos anos geraram filhos que foram usados ​​no negócio de comércio de primatas. Uma das filhas de Joe e o filho de Bo agora moram juntos no Missouri e são pais de Bentley!

Então, são ambos os avôs de Bentley e coincidentemente acabaram em Oklahoma de diferentes proprietários. Joe e Bo agora vivem pacificamente juntos no CGA, e nos referimos a eles como “os vovôs”.

Nenhum financiamento foi fornecido para o cuidado diário dos cinco novos chimpanzés residentes, mas não podíamos dar as costas para eles; no entanto, realmente precisamos de ajuda com seus custos anuais de cuidados. Se você quiser nos ajudar com esses dois chimpanzés machos mais velhos (Joe & Bo) ou com os três jovens que chegaram há quatro meses (Bentley, Kenzy e Hannah), pode doar aqui.

Como sempre, estamos muito gratos pelo seu apoio ao nosso trabalho para ajudar os grandes símios!