Notícias

Projeto GAP participa de discussão sobre fim de zoológicos

Postado em 05/10/2017


Selma Mandruca (Câmara Municipal de SP)

Na última segunda-feira, 2 de outubro, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma audiência pública para discutir o papel dos zoológicos no século XXI e os argumentos que envolvem a proposta de fechamento dos mesmos, dando fim à polêmica e controversa função de exibição dos animais e visitação. A discussão foi proposta pelo vereador Reginald Tripoli, do PV.

A presidente do Projeto GAP Brasil, Selma Mandruca, estava presente e falou sobre a situação dos zoológicos brasileiros e os aspectos que precisam ser mudados. Os outros especialistas convidados para fazer sua exposição foram Roberto Cabral Borges – Coordenador de Operações de Fiscalização do Ibama, Cristina Harumi Adani – Coordenadora de Fauna e Médica Veterinária da Associação Mata Ciliar, Paulo Magalhães Bressan – Diretor-Presidente da Fundação Parque Zoológico de São Paulo e Mara Cristina Marques – Presidente da APAZA – Associação Paulista de Zoológicos e Aquários.

“A iniciativa foi bem interessante, na medida em que uma casa legislativa está se propondo a discutir o tema. Ainda engatinhamos, mas já foi um começo, com a promessa do vereador Trípoli de que a ação continuará para que a lei que rege as instituições hoje seja revista”, afirma Selma Mandruca.

Selma também ressalta que ficou claro entre os presentes que a maioria apoia o fim dos zoológicos na forma em que se apresentam hoje. “Até entre os representantes dos zoos pareceu-me incontroverso que os zoológicos precisam mudar urgentemente e que a grande maioria deles apenas atua efetivamente como entretenimento. O próprio zoo de SP informou que recebe 1.600.000 visitantes por ano e que, deste número, apenas entre 50.000 e 180.000 deles foram alunos.”

Para ver o vídeo do evento, acesse http://www.camara.sp.gov.br/sala-de-imprensa/multimidia/galeria-de-videos/ e coloque na busca 2084 ou zoológico.