Notícias

Por que a exibição de animais não deve existir?

Postado em 23/08/2017


Cervos estão sendo executados com disparo de pistola pneumática (Foto: Divulgação/Anda)

Pampa Safari encerra atividades e centenas de cervos começam a ser executados pelo IBAMA

A deputada estadual Regina Becker fez a denúncia do assassinato dos cervos por meio das redes sociais.

23/08/2017 às 13:23
Redação

Os cervos do Pampa Safari, autointitulado o maior safári da América Latina, que está com as atividades encerradas, estão sendo executados sob determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e das Secretarias Estaduais da Agricultura e do Meio Ambiente. É o que diz a deputada estadual Regina Becker. Em denúncia nas redes sociais, ela considerou o fato uma “triste decisão” tomada pelos órgãos.

A deputada afirma ter feito contato com o médico veterinário do IBAMA, Paulo Wagner, “que justificou os procedimentos respaldado em orientações técnicas”. Na nota divulgada por Regina, ela explica que Wagner afirmou que o assassinato dos cervos exóticos, em torno de 400, era necessário já que eles possuem tuberculose. A prática da morte induzida está sendo realizada em lotes, por meio de disparo de pistola pneumática.

O Pampa Safari abriga, segundo seu site, mais de 2 mil animais. Entre eles, zebras, camelos, hipopótamos, cervos, flamingos, emas, avestruzes, capivaras, antílopes, cisnes, lhamas, além de muitas aves. O parque, atualmente fechado, foi fundado há 40 anos e está localizado em Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Regina declarou ainda que irá buscar o conhecimento da íntegra do processo para analisá-lo criteriosamente. “Diante desta triste decisão, respaldadas por legislações que visam tão somente as questões sanitárias, desconsideram a vida animal e a possibilidade destes serem tratados, buscarei junto aos órgãos judiciais o conhecimento da íntegra do processo, para analisar criteriosamente os laudos, exames, autuações e todos os demais dados que resultaram na decisão de morte de centenas de animais”, disse.

A zebra é uma das espécies que vivem no parque (Foto: Pampa Safari)

Fonte:

Pampa Safari encerra atividades e centenas de cervos começam a ser executados pelo IBAMA