Notícias

A ONU pede a transferência de Blackie

Postado em 25/11/2014


Divulgação

A seguir reproduzimos a Carta (PDF em inglês e tradução para português seguem abaixo) recebida do Projeto GRASP das Nações Unidas, endereçada ao Prefeito de Sorocaba,  Antonio Carlos Pannunzio, solicitando a transferência do chimpanzé Blackie  do Zoológico desta cidade, para o Santuário do GAP, no mesmo Município.

Doug Cress, Coordenador de Programas do GRASP, escreveu: “O GRASP tem o compromisso de assegurar a sobrevivência de longo prazo dos grandes primatas em seu habitat na África e Ásia, mas o bem estar dos animais em cativeiro em todo o mundo é também uma parte importante do nosso trabalho. O GRASP apoia a transferência de Blackie para o Santuário do GAP de Sorocaba e considera o o santuário como uma instalação de classe mundial.”

Ante este respaldo mundial para uma ação deste tipo, achamos que o Prefeito Pannunzio, não tenha mais dúvidas e decida pela integração de Blackie com 55 de seus semelhantes, que moram a 20 km dele, no Santuário do GAP.

Dr. Pedro A. Ynterian

Presidente, Projeto GAP Internacional

 

Blackie letter 2014

“Em nome da ONU/GRASP – Parceria para a Sobrevivência dos Grandes Primatas – e sua aliança única de governos, organizações conservacionistas, institutos de pesquisa, agências das Nações Unidas e empresas privadas, escrevo a Vossa Excelência para respeitosamente pedir que permita ao solitário chimpanzé macho Blackie ser transferido do zoológico de Sorocaba para o Santuário do GAP em Sorocaba.

Chimpanzés são animais altamente sociáveis e necessitam de contato e interação com outros chimpanzés para se manterem saudáveis. Sozinho desde que sua companheira morreu três anos atrás, este chimpanzé, chamado de Blackie, já está com quase 50 anos e merece viver os últimos anos de sua vida com conforto.

O GRASP tem o compromisso de assegurar a sobrevivência de longo prazo dos grandes primatas em seu habitat na África e Ásia, mas o bem estar dos animais em cativeiro em todo o mundo é também uma parte importante do nosso trabalho.

O GRASP apoia a transferência de Blackie para o Santuário do GAP de Sorocaba e classifica o santuário como uma instalação de classe e confiabilidade mundial.

Por favor, aceite a garantia do GRASP de que esta transferência é a coisa certa a fazer, e o compromisso do GRASP em ajudar torna esta transferência o mais urgente possível.

Atenciosamente,

Doug Cress

Coordenador de Programas do GRASP “