Notícias

O tráfico de animais silvestres brasileiros: 45 a 60 mil animais apreendidos por ano

Postado em 23/11/2018


O programa Cidades e Soluções, da Globonews, exibiu em 20/11/2018 uma reportagem sobre tráfico de animais silvestres no Brasil, mostrando os números absurdos que o país ainda enfrenta e os desafios para coibir a prática com uma legislação que necessita realmente penalizar o traficante (há um projeto de lei para aumento de pena para o crime de tráfico ainda na fila de espera para votação na Câmara dos Deputados, apesar de já aprovado, há pelo menos dois anos, seu caráter de urgência).

A reportagem conta com uma entrevista com Roberto Cabral, coordenador de operações do Ibama, e também mostra o trabalho do Instituto Vida Livre, na reabilitação e soltura de animais vítimas do comércio ilegal.

Roberto Cabral ressalta, entre outros pontos, que a sociedade evoluiu, e com isso as pessoas precisam ter em mente que o melhor lugar para um animal silvestre é na natureza. Portanto, uma das partes mais importantes do combate a esse tipo de crime hediondo contra os animais e a biodiversidade passa pelo não consumo e pela denúncia maciça dos casos suspeitos. Assista ao programa abaixo: