postado em 17 fev 2024
Em memória a Steven M. Wise (1950 – 2024)
O Projeto GAP Brasil/Internacional lamenta profundamente a morte, em 16 de fevereiro, de Steven M. Wise, advogado e grande defensor dos direitos dos animais não-humanos, que trabalhou para romper a barreira das espécies além da humanidade.
Leia Mais
postado em 05 fev 2024
Livro apresenta ideias básicas sobre sofrimento de animais selvagens
São abordados temas como do que consiste o sofrimento dos animais selvagens; por que essa é uma questão importante; o que está sendo feito atualmente para ajudar esses animais e o que mais pode ser feito a respeito.
Leia Mais
postado em 02 jan 2024
Estados Unidos: Os prisioneiros do zoológico DeYoung
No final do ano, a ONG Nonhuman Rights Projects anunciou seus novos clientes - 7 chimpanzés que vivem enjaulados em condições completamente inadequadas no zoológico DeYoung, em Michigan, Estados Unidos, o mesmo zoo de estrada no qual o chimpanzé Tommy, o primeiro cliente da NhRP, estava preso quando morreu.
Leia Mais
postado em 22 dez 2023
Entrevista: Biruté Mary Galdikas, a grande esquecida. Uma vida inteira dedicada à defesa dos orangotangos e de seu habitat
Galdikas fala sobre seu trabalho de mais de 50 anos e ressalta os desafios da proteção dos orangotangos. "Para salvar as populações selvagens, precisamos reconhecer a importância das florestas e das árvores. (…) Sem elas, os seres humanos e os grandes primatas não sobreviverão no mundo com mudanças climáticas."
Leia Mais
postado em 21 dez 2023
Chimpanzés e bonobos se lembram de indivíduos que conheceram décadas anteriores, aponta novo estudo sobre capacidade de memória dos animais
Um estudo publicado este mês demonstra que chimpanzés e bonobos podem se lembrar de rostos de outros macacos que não viram por anos. Um bonobo reconheceu um rosto depois de 26 anos - um recorde de memória facial além da nossa espécie.
Leia Mais
Histórias dos Residentes
postado em 29 nov 2023
Em memória a Johny - 20/05/2000 - 29/11/2014
"Johny foi o começo de tudo, de uma luta que jamais morrerá". O casal Starostik cuidou de um bebê chimp rejeitado ao nascer em um zoo e criou um local adequado para o bem-estar em cativeiro.
in memoriam
Nascido em um zoológico em 20 de maio de 2000, Johny foi rejeitado pela mãe. Aos cinco meses foi recebido pelo casal Starostik, vivendo com eles em sua casa até completar um ano de idade, pois precisava de cuidados especiais como mamadeira a cada duas horas.
Nascido em: 20/05/2000
Origem: Zoológico
Santuário: São José dos Pinhais, Paraná
Leia Mais
postado em 09 nov 2023
Passado desconhecido
Pouco se sabe sobre a origem e passado de Johnny. Quando chegou ao Santuário, por exemplo, não tinha dois dedos da mão direita, e não existe nenhum registro de um incidente que tenha levado a isso.
Johnny é alegre, carinhoso, esperto e gosta muito de ficar na passarela de seu recinto, onde faz ninhos para dormir com vários cobertores e ficar bem confortável. Adora tomar água direto na mangueira ou em garrafinhas e de fazer grooming com seus cuidadores.

Nascido em: 1989
Origem: Zoológico de Curitiba
Santuário: Sorocaba, São Paulo
Leia Mais
postado em 31 ago 2023
Suzi e Singer, um encontro histórico
Há exatos 10 anos, no dia 31/08/2013, o filósofo Peter Singer foi ao Brasil e conheceu o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, SP. Uma de suas anfitriãs foi a chimpanzé Suzi, que tinha dois anos.
É muito dócil, ciumenta e às vezes desconfiada. É a mais próxima de seu pai adotivo, Jimmy, mas interage e se dá bem com todos do grupo.
Nascido em: 10/06/2011
Origem: Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba
Santuário: Sorocaba, São Paulo
Leia Mais
Declaração Mundial dos Direitos dos Grandes Primatas

Propomos a extensão da concessão de direitos de forma igualitária a todos os hominídeos/grandes primatas.

 

Leia Mais