Notícias

Macaca abusada a vida inteira é morta ao tentar escapar

Postado em 20/06/2018


Sumomo, a macaca assassinada, após tentativa de fuga | Foto: Max PexelSubtitle

ÚLTIMA CHANCE
Após uma vida de prisão e exploração Sumomo morre ao tentar fugir

20/06/2018 às 06:20
Por Eliane Arakaki, ANDA

Animais selvagens jamais poderão ser domesticados, embora essa alegação constitua um fato, ela não impede que indivíduos gananciosos, visando apenas o lucro, explorem os animais na indústria do entretenimento e do turismo.

Três chimpanzés, Botan (uma fêmea de 17 anos), Gonbay (um macho de 29 anos) e Sumomo (uma fêmea de 19 anos) foram transferidos de um zoológico para o outro na Malásia, entre 2015 e 2017. Antes disso, Sumomo era explorada por um programa de televisão japonês.

Enquanto estiveram trancados nesses zoológicos, os animais foram mantidos isolados em gaiolas internas, com socialização zero ou qualquer coisa que pudesse melhorar sua qualidade de vida. Em 2017, Sumomo conseguiu escapar de sua jaula, mas ela foi tragicamente baleada e morta por funcionários do zoológico. Um verdadeiro crime contra a vida selvagem.

Para ver as terríveis condições em que esses macacos foram mantidos e como ficaram aflitos por estarem isolados, assista ao aqui. O vídeo mostra esses chimpanzés andando compulsivamente de um lado para o outro e batendo-se contra as laterais de suas baias em desesperadora frustração. São sintomas de zoocose, um grave distúrbio psicológico comum entre animais silvestres cativos.

Justiça seja feita por meio da punição dos responsáveis por manter esses chimpanzés ilegalmente isolados por dois anos, punição a altura do assassinato de Sumomo. Os dois chimpanzés restantes precisam urgentemente ir para um santuário seguro onde eles possam finalmente socializar com outros membros de sua espécie e viver ao ar livre e na natureza de onde jamais deveriam ter saído.

Fonte: ANDA

ASSINE AQUI A PETIÇÃO PARA O JULGAMENTO DOS RESPONSÁVEIS PELA MORTE DE SUMOMO E A TRANSFERÊNCIA DE SEUS COMPANHEIROS PARA UM SANTUÁRIO NA ÁFRICA.

Leia mais: http://olharanimal.org/animal-explorado-para-entretenimento-durante-toda-sua-vida-foi-morta-por-tentar-fugir-exija-justica-agora/