Notícias

Gorilas resgatados são transportados para liberdade

Postado em 11/12/2017


Rapha, Mwambe e Dikkele/ PASA

Em uma operação extraordinária para devolvê-los à natureza, três gorilas-ocidental-das-terras-baixas (western lowland gorillas), espécie criticamente ameaçada, voaram para os céus da África Ocidental.

A transferência aérea, organizada pelo membro da PASA – Aliança Pan Africana de Santuários Projet Protection des Gorilles (PPG) e pela Parc de la Lekedi, levou Rapha, Mwambe e Dikkele para seu lar definitivo nas florestas do Gabão. Contra todas as probabilidades, apesar do sofrimento que sofreram, essa família de gorilas finalmente conquistou a liberdade.

Uma família formada

Rapha, Mwambe e Dikkele nem sempre foram uma família.

Rapha era apenas uma criança de um ano quando o Parc de la Lekedi o resgatou de uma aldeia local. Seu braço estava gravemente quebrado e ele estava fraco e desnutrido, evidência de seu trauma físico e emocional nas mãos de seus sequestradores.

A equipe do Parc de la Lekedi o levou rapidamente para um centro de primatologia, onde foi cuidadosamente alimentado até recuperar sua saúde.

Depois de algumas semanas sob cuidado delicado, Rapha voltou para o berçário do Parc de la Lekedi e recuperou sua saúde total.

Dikkele era um bebê de apenas três anos de idade quando foi encontrada vagando completamente sozinho em torno do terreno do Parc de la Lekedi. Sua mãe e sua família não estavam em nenhum lugar, e provavelmente foram mortos por caçadores furtivos que os venderam por carne. Após algumas visitas ao centro de primatologia, Dikkele foi levado ao Parc de la Lekedi com a esperança de apresentá-la a outros gorilas.

Mwambe, que nasceu em um zoológico, nunca aprendeu a fazer um ninho ou a escalar uma árvore como um gorila selvagem. No Parc de la Lekedi, ela se juntou a Rapha em seu recinto.

Mas foi depois que conheceu Dikkele que Mwambe mostrou seus primeiros comportamentos selvagens – provavelmente um conjunto de habilidades que ela aprendeu com seu novo amigo.

Dikkele e Mwambe se tornaram amigos rapidamente e, juntamente com Rapha, formaram uma família de gorilas conectados que estava pronta para ser libertada.

Transportados por ar para seu lar definitivo

Encontrar uma casa para espécies em risco de extinção pode ser extremamente difícil. No entanto, o membro da PASA Projeto Protection des Gorilles (PPG), da Fundação Aspinall, reintroduziu com sucesso mais de 60 gorilas na natureza no Congo e no Gabão, onde eles estão trabalhando para proteger cerca de um milhão de acres de habitat de gorila.

Para garantir que a liberação tenha funcionado sem problemas, a Fundação Aspinall providenciou um helicóptero para minimizar o estresse sobre os gorilas ao transferi-los. Em junho, os três gorilas foram transportados por avião para uma ilha do PPG, onde poderiam se ajustar com segurança ao seu primeiro sabor da vida na natureza.

A equipe do PPG está certificando-se de que Rapha, Mwambe e Dikkele estão se ajustando bem à sua nova liberdade na ilha. Em breve, eles vão baixar uma ponte levadiça para permitir que os três gorilas entrem na floresta próxima e comecem suas novas vidas na natureza. Não mais com medo dos caçadores furtivos, eles podem escalar árvores, explorar a floresta e criar suas próprias famílias com total segurança. Seus movimentos serão registrados por armadilhas de câmeras, de modo que a equipe do PPG possa observar atentamente este grupo criticamente ameaçado.

Trabalhando juntos para dar-lhes liberdade

A PASA trabalha com centros de vida selvagem em toda a África para ajudá-los a resgatar grandes primatas e macacos e dar-lhes novas vidas nas florestas. Só podemos fazê-lo com o seu apoio.

Por favor, doe para salvar esses animais incríveis – antes que seja tarde demais.

Grandes primatas como Rapha, Mwambe e Dikkele merecem a chance de voltarem para a vida selvagem. Esta operação única não poderia ter acontecido sem a incrível colaboração entre PPG e Parc de la Lekedi. Desde então, o Parc de la Lekedi juntou-se à Família PASA como membro credenciado.

Doe aqui (em inglês).