Notícias

GAP BRASIL: Mais um procedimento bem sucedido

Postado em 13/03/2017


Nino, Dr. Antônio Carlos e Dr. Giancarlo (GAP Brasil)

 Esq.: Dra. Juliana Kihara. Dir.: Dra. Camila Gentile

No último dia 17 de fevereiro, mais um procedimento de sucesso foi realizado por uma equipe multidisciplinar no Mantenedor de Sorocaba (Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP). A equipe formada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Costa, Médico Ortopedista especializado em Microcirurgia e Cirurgia da Mão, Chefe do Grupo de Mão da Sta. Casa de SP e Médico do Corpo Clinico do Hospital Sirio-Libanes, pelo Prof. Dr. Giancarlo Cavalli Polesello, Médico Ortopedista especializado em Quadril, Chefe do Grupo de Quadril da Sta. Casa de SP e Médico do Corpo Clínico do Hospital Sirio-Libanes, além das médicas veterinárias do Mantenedor, Dra. Camila Gentile e Dra. Juliana Kihara, conseguiu retirar um tumor que havia aparecido em uma das mãos do chimpanzé Nino, que vive no Mantenedor de Vargem Grande Paulista, também afiliado ao GAP.

Nino é um chimpanzé de aproximadamente 36 anos de idade, proveniente de um circo, e vive em Vargem Grande Paulista há mais de 10 anos. Muito meigo e dócil, nem precisou ser anestesiado para ser levado até Sorocaba; bastou explicar-lhe que iria dar um passeio para cuidar do “dodói” e ele prontamente entrou na caixa de transporte.

Pesando cerca de 98 quilos, ele até ajudou o pessoal que descarregou a caixa, movimentando-se para fazer menos peso no lado que precisava ser levantado até que fosse colocado no recinto onde ficaria após a cirurgia.

O procedimento foi rápido, levou cerca de meia hora e foi um sucesso, livrando-o do tumor que crescia e sangrava muito nos últimos meses.

Sua recuperação está ótima e sendo mais rápida do que o esperado, mas ele já manifesta sua vontade de voltar para casa, dando gritos de felicidade e apontando para a portinhola por onde entrou assim que me viu quando fui visitá-lo. Mas calma, Nino,  a espera valerá a pena, já que sua casa passa por reformas para recebê-lo de volta com mais conforto!

Quero, por fim, deixar um agradecimento especial a toda equipe médica e aos tratadores de Sorocaba pelo esplêndido trabalho realizado.

 

Selma Mandruca

Presidente do Projeto GAP Brasil e proprietária do Mantenedor de Vargem Grande Paulista