Notícias

Delegação GAP Brasil vai à África

Postado em 13/06/2002


De 4 a 7 de junho passado, na cidade de Nairobi, Kenya, uma delegação do GAP Brasil participou da Terceira Convenção Anual da PASA – Aliança Pan-africana de Santuários – como membro observador, representando o Brasil e a América Latina. O Santuário do GAP no Brasil é o único Santuário para Grandes Primatas na América Latina, sendo importante sua integração com a Aliança de Santuários Africanos.
A PASA foi criada no ano 2000 em uma reunião em Uganda, com o propósito de juntar os esforços de todos os Santuários Africanos na defesa dos Grandes Primatas e Primatas em geral do continente africano. Atualmente participam da PASA 17 Santuários, localizados na maioria dos países africanos que têm primatas.

A PASA avançou nesta Convenção Anual no estabelecimento de normas de trabalho, intercâmbio de informações, campanha educacional da população e intercâmbio de informações de saúde e de manejo dos Grandes Primatas.

A presença do Santuário Brasileiro junto com seus companheiros dos Santuários Africanos representa um passo a mais na integração da luta pela defesa mundial dos direitos dos Grandes Primatas. O Brasil tem a legislação mais avançada do mundo em matéria de biodiversidade, como foi exposto por nossa delegação na Convenção, que ficou agradavelmente surpresa ao tomar conhecimento que um país da América Latina fosse o mais avançado na matéria, que toda a África e todos os países desenvolvidos do mundo. A criação do IBAMA no Brasil, há mais de uma década atrás e a aprovação de toda sua fundamentação legal, foi conquista do movimento de preservação da biodiversidade que nosso país tem que mostrar ao mundo.

Ainda falta um pouco para chegarmos a ser os líderes indiscutidos na defesa da natureza, estendendo a proteção da Lei dos animais nativos a todos os animais em geral, e terminar com os tristes espetáculos de animais exóticos sendo exibidos em circos e programas de auditórios na televisão, os quais foram torturados e sofreram abusos para conseguir seu desempenho em público.