Notícias

Chimpanzés escapam do recinto do Zoológico de Belfast usando escada de galho de árvore

Postado em 11/02/2019


(Independent UK)

Chimpanzés fizeram uma escada improvisada de galhos de árvores caídos para escapar de seu recinto no zoológico de Belfast.

Os animais foram flagrados em vídeo escalando a parede e andando calmamente pela área do zoológico na Irlanda do Norte no sábado.

Um chimpanzé adulto passou a poucos metros de quatro crianças que estavam em um passeio em família no zoológico.

O gerente Alyn Cairns disse que os chimpanzés logo retornaram ao recinto por conta própria.

“Eles são primatas inteligentes e sabem que não deveriam estar fora do seu recinto, então voltaram por si mesmos”, disse Cairns à BBC.

“Acreditamos que o que aconteceu foi que as árvores em seu cercado foram enfraquecidas pelas tempestades e, assim, conseguiram quebrá-las e usá-las como uma escada para sair.”

“Nós gostamos que as coisas sejam naturais no recinto, com árvores, mas vamos revisar isso.”

Imagens dos chimpanzés escapando foram postadas no Twitter por Elaine Monaghan, cujos netos estavam no zoológico no momento da fuga.

Ela disse: “Por que os recintos não foram verificados? Isso poderia ter terminado muito mal. Eles chegaram muito perto dos meus netos”.

Respondendo a comentários de outros usuários, Monaghan disse que as crianças estavam “murmurando” após o incidente e que sua filha estava “muito mais calma do que ela estaria”.

“Felizmente terminou bem”, acrescentou. “Tendo quatro filhos com eles, eles tentaram agir com a maior calma possível para não assustar as crianças. Todo mundo tem seu próprio jeito de reagir. Se fosse eu, teria corrido para as colinas.”

O incidente com os chimpanzés aconteceu apenas um mês depois que um panda vermelho ameaçado chamado Amber conseguir escapar do mesmo zoológico.

A polícia lançou um apelo público para rastrear o filhote do Himalaia e ela acabou sendo encontrada em um jardim residencial em Collinbridge, Newtonabbey.

O zoológico de Belfast tem sete chimpanzés e, de acordo com seu site, o macho dominante do grupo se chama Andy.

Um porta-voz do Conselho Municipal de Belfast disse em um comunicado que um chimpanzé “brevemente” deixou seu recinto.

“Os funcionários do zoológico estavam presentes quando o chimpanzé retornou rapidamente de uma parede adjacente para o resto do grupo dentro do recinto”, disse uma porta-voz.

“O zoológico de Belfast gostaria de agradecer aos membros do público que ajudaram fazer o alerta quando os funcionários do zoológico se movimentavam para retornar o animal ao recinto”.

Vídeo da fuga feita pelos visitantes: https://www.youtube.com/watch?v=kiHOJLzP1uY

Fonte (em inglês): https://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/chimpanzees-escape-belfast-zoo-tree-branches-ladder-northern-ireland-a8771951.html?fbclid=IwAR1ED70HPXEio1By6C64Ucq9U73Uo2xARVL5mMC6KK4vejLUX9FlPr5NMEE

NOSSA OPINIÃO SOBRE O CASO:

Foi tudo sorte. Há muito mais por trás da explicação superficial do zoológico sobre a fuga de chimpanzés de recintos. Os chimpanzés e outros animais selvagens não pertencem a ambiente de cativeiro. Uma vez presos, sem opção de viverem em seu habitat, a complexidade desta condição está longe de ser totalmente compreendida pela humanidade. Continua sendo um desafio e algo ainda longe do ideal para os animais.