Notícias

África / RDC: Atualizações sobre Doguy, o chimpanzé com problemas oculares

Postado em 18/12/2018


Doguy (PASA)

Do Santuário J.A.C.K.

Chimp Doguy, além de seu exame de saúde anual, tem que passar pela cirurgia para remover a catarata do olho esquerdo. Muitas, muitas coisas para este jovem macho passar …

Infelizmente, dois eventos importantes obrigaram o J.A.C.K. a cancelar / adiar a tão esperada operação dos olhos!

Primeiro, um dos dois veterinários sul-africanos encarregados da cirurgia não conseguiu o visto para entrar na RDC. Todos os formulários e documentos de inscrição haviam sido enviados a tempo, mas o veterinário não verificou que haviam poucas páginas na parte de trás de seu passaporte. Então, o pedido de visto foi recusado! No J.A.C.K. ficamos todos muito desapontados: tínhamos preparado este evento durante meses (passagens aéreas, alojamento, equipamento veterinário para cirurgia, etc.) e o veterinário nem sequer tinha visto os seus documentos de viagem !!! Tão triste … Realmente, isso foi muito deprimente e desanimador!

Além disso, alguns dias antes da cirurgia ocular (22 de novembro), Doguy ficou muito doente. Ele ficou parado em seu ninho com febre alta (39,9 ° C / 103 ° F) Doguy teve uma infecção grave que os veterinários identificaram, mas conseguiram tratar. O chimpanzé estava em uma condição tão ruim que ele não teria a remoção da catarata de qualquer maneira!

Já fazem 3 semanas que Doguy ficou tão doente e continuamos de olho nele. Análises adicionais estão sendo realizadas agora. Uma nova sedação está programada para tirar um pouco de sangue para testá-lo novamente.

Como resultado desses dois eventos, a cirurgia ocular foi adiada para fevereiro de 2019. Os dois veterinários sul-africanos queriam viajar no início de janeiro, mas sugerimos que marcassem sua viagem para o final de fevereiro, já que nosso país realizará as eleições presidenciais em 23 de dezembro e há a expectativa que ocorra mais violência. Nosso lindo país está instável. Os resultados finais dos votos serão anunciados em 9 de janeiro e estamos convencidos de que haverá mais agitação e caos.

Para saber mais sobre o Santuário de J.A.C.K www.lesamisdejack.org e www.jacksanctuary.org