Notícias

Advogado animalista sofre grave acidente de carro na Argentina

Postado em 17/09/2018


Pablo Buompadre (Divulgação)

INCANSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO ANIMAL

Segundo informações da equipe médica responsável, o estado é grave.

17/09/2018 às 16:30
Por Redação

O advogado argentino bastante conhecido por sua defesa em favor dos direitos animais, Pablo Buompadre, foi vítima de um grave acidente ontem (16) na Estrada Panamericana, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Ele sofreu traumatismo craniano e foi submetido a uma cirurgia de risco. Segundo informações da equipe médica responsável, ele está em coma induzido e o estado é grave.

Buompadre é presidente da respeitada Associação de Funcionários e Advogados dos Direitos Animais (AFADA) e sua atuação foi vital pelo reconhecimento inédito dos direitos não-humanos da chimpanzé Cecilia e da orangotango Sandra após anos de exploração em zoológicos. Atualmente Cecília vive no santuário do GAP em Sorocaba (SP).

O trabalho do advogado pela AFADA ganhou grande destaque internacional em 2014, após a organização impetrar diversas ações e pedidos de habeas corpus pedindo a transferência do chimpanzé Toto, que vivia em condições precárias na reserva argentina de Arca de Enrimir. A morosidade da Justiça impediu que o animal desfrutasse seus últimos dias em liberdade. Toto morreu sozinho no mesmo recinto em que passou mais de 30 anos enclausurado.

A AFADA publicou uma nota de pesar em sua página no Facebook. “Os membros da Associação de Funcionários e Advogados dos Direitos Animais se encontram à espera de sua pronta evolução acompanhando incondicionalmente sua família e amigos neste momento tão difícil. O Dr. Pablo Buompadre é uma excelente pessoa e advogado que luta dia a dia pela proteção dos direitos animais”, diz um trecho da postagem.

Pablo, que é parceiro da ANDA, é um incansável pela libertação de animais aprisionados e explorados para entretenimento humano em seu país e é também uma referência em direito animal em todo o mundo.

Fonte:

Advogado animalista sofre grave acidente de carro na Argentina