Notícias

A verdade sobre Bubbles

Postado em 18/03/2019


(Center for Great Apes)

Do Center for Great Apes

Atualmente há uma série de artigos on-line sobre Bubbles, um dos chimpanzés residentes no Center for Great Apes. Muitas declarações falsas foram feitas por sites de mídia on-line e programas de televisão, por isso é importante declarar os fatos com clareza.

A maioria dos artigos escritos sobre Bubbles são conjecturas falsas ou fofocas. A fim de gerar manchetes, as citações foram fabricadas sem nenhuma fonte citada, e algumas delas foram falsamente atribuídas a mim e aos membros de nossa equipe no Center for Great Apes.

Bubbles está sob cuidado em nosso santuário desde 2005. Foi só depois da morte de Michael Jackson, em 2009, que de repente recebemos mais de 100 pedidos para fotografar ou filmar Bubbles. Nossa política é sempre escolher o que é melhor para os nossos primatas, proporcionando-lhes um ambiente estável, de modo que quase todas as solicitações de mídia foram recusadas.

Bubbles chegou ao santuário em excelente saúde e com comportamentos afiliativos normais com outros chimpanzés. Ele tem sido um membro bem ajustado em seu grupo com outros seis chimpanzés. Nós não vimos nenhuma evidência de negligência ou abuso anterior. Ele gosta genuinamente das pessoas, assim como dos companheiros chimpanzés.

As seguintes declarações que foram feitas na mídia e na imprensa on-line são 100% falsas:

1. “… os funcionários do santuário nem sequer mostram fotos de Jackson caso isso o perturbe”… e… “os guardiões evitam qualquer lembrança de sua antiga vida no Rancho Neverland de Jackson. A co-fundadora do Centro, Patti Ragan, disse que os trabalhadores nunca mostram fotos de Jackson, caso isso o deixe “irritado ou deprimido”. RADAR ONLINE (10 de março de 2019)

Esta é uma mentira total. Bubbles viu fotos de Michael Jackson, assim como seus vídeos e não se sentiu incomodado por eles. E nenhum cuidador ou funcionário do santuário conversou com um repórter sobre Bubbles.

2. “Bubbles uma vez tentou cometer suicídio …” (The Times of India)

Não há absolutamente nenhuma verdade nesta declaração, e é simplesmente ridículo. Esta é uma manchete inventada que supomos ser destinada a vender jornal.

3. “Bubbles é o macaco mais rico do mundo porque Michael Jackson deixou US $ 2 milhões em seu testamento.” (Fox News, âncora Bill O’Reilly 2010) e neste mês, “… Michael Jackson teria deixado ao seu amado chimpanzé Bubbles cerca de 2 milhões de dólares após a sua morte em 2009 ”(GARAGE website March 2019)

A verdade é que Bubbles não foi citado no testamento de Jackson. No entanto, quando Bubbles chegou ao santuário, um acordo foi assinado por um membro da família Jackson, comprometendo-se a cobrir seus custos anuais de tratamento a cada ano. E, para cada um dos 14 anos que a Bubbles vive no Center for Great Apes, a MJJ Productions e a Jackson Estate honraram este acordo e enviaram fundos para nos ajudar a cuidar da Bubbles. Além disso, o Jackson Estate ofereceu um generoso presente para ajudar o santuário a expandir nossos habitats de chimpanzés para espaços maiores e chimpanzés adicionais que precisam de um lar. (E o Sr. O’Reilly, Bubbles não é um “macaco” … chimpanzés são grandes símios!)

Grandes primatas são animais incríveis que são inteligentes e sencientes. A missão do Center for Great Apes é fornecer cuidados permanentes e compassivos aos chimpanzés e orangotangos com boa nutrição e cuidados com a saúde, grandes espaços para atividades normais e companheirismo com indivíduos de sua espécie.

É nossa esperança que aqueles que amam Bubbles saibam que ele é feliz e bem cuidado, e convidamos a todos para visitarem o nosso site, onde eles podem aprender mais sobre Bubbles e todos os nossos maravilhosos chimpanzés e orangotangos.

Patti Ragan, fundadora